Internacional Titulo
África do Sul pode ter repassado tecnologia nuclear à Líbia
Da AFP
28/11/2004 | 16:43
Compartilhar notícia


Investigadores que procuravam transferências ilícitas de tecnologia para armas nucleares descobriram recentemente uma operação para fornecer uma planta completa de enriquecimento de urânio por parte da África do Sul à Líbia, publicou neste domingo o jornal Los Angeles Times.

Citando documentos e entrevistas, a publicação afirma que a descoberta revela o alcance e a sofisticação do mercado ilegal desenvolvido pelo cientista paquistanês Abdul Qadeer Khan no setor da tecnologia e equipamento nuclear.

A investigação começou a dar resultado em setembro, quando a polícia ficou no rastro de uma fábrica nas redondezas de Johannesburgo, segundo a reportagem. Foi encontrado um sistema de processamento em aço para uma planta de enriquecimento de urânio que seria enviada à Líbia.

As autoridades sul-africanas haviam revelado apenas a descoberta de componentes nucleares.

A África do Sul, que estava perto de dar início a testes para um dispositivo nuclear nos fins dos anos 70, abandonou seu programa nuclear depois da queda do apartheid.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;