Internacional Titulo
Mancha de óleo está a 110 km da costa da Espanha
Da AFP
27/12/2002 | 13:57
Compartilhar notícia


A maior concentração de manchas de óleo derramadas no mar pelo petroleiro Prestige está a 110 quilômetros da costa Norte da província espanhola de La Coruña, afirmou nesta sexta-feira o vice-presidente da Espanha, Mariano Rajoy.

A principal mancha tem cerca de 40 camadas de óleo, que se deslocam em direção ao Nordeste e poderiam voltar para a costa Norte da Galícia devido a uma mudança na direção dos ventos, disse Rajoy em uma entrevista coletiva no fim do último Conselho de Ministros do ano.

Outro porta-voz do governo disse que será instalado um dispositivo de vigilância da evolução das manchas de óleo no Golfo de Gasconha, com base em Santander. Rajoy afirmou que hoje o navio francês Nautile, encarregado de tapar as frestas do Prestige através das quais o óleo continua saindo, não pôde cumprir uma nova missão de mergulho até o casco do navio devido ao mau tempo. O petroleiro está a mais de 3,5 mil metros de profundidade.

O vice-presidente disse que, neste momento, “o objetivo é terminar a limpeza das praias da província de La Coruña”. Um acampamento militar será instalado na ilha de Ons — que integra o parque nacional das Ilhas Atlânticas, no Sul do litoral galego — para retirar o petróleo derramado.

O Prestige afundou com mais de 56 mil toneladas de combustível em seus tanques e já perdeu mais de 20 mil toneladas de óleo desde o dia 13 de novembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;