Internacional Titulo
Comerciantes paraguaios fecham Ponte da Amizade
Por Da AFP
15/11/2004 | 18:19
Compartilhar notícia


Um grupo de vendedores, comerciantes e taxistas paraguaios fechou nesta segunda-feira a Ponte da Amizade em protesto contra a fiscalização realizada pelo governo brasileiro contra a saída de mercadorias de Ciudad del Este.

Cerca de 5 mil manifestantes se mobilizaram para interromper a via que une os dois países, impedindo, assim, o trânsito de pessoas e veículos procedentes do Brasil.

O presidente do Paraguai, Nicanor Duarte, instruiu sua ministra das Relações Exteriores, Leila Rachid, a contatar seu colega no Brasil Celso Amorim em busca de uma saída para o problema.

"Não nos opomos ao controle efetuado pelas autoridades brasileiras, mas não da forma ilegal e desumana pela qual está sendo realizado", protestou um taxista em declarações à televisão.

O prefeito de Ciudad del Este, Javier Zacarías, disse que as forças envolvidas "estão convencidas de que não é a solução bloquear a passarela internacional, mas devemos fazer algo para que os dois governos tomem consciência sobre a crítica situação fronteiriça".

As autoridades brasileiras decretaram "tolerância zero" para o contrabando e posicionaram militares e policiais federais na fronteira para revistar minuciosamente os chamados "sacoleiros", contrabandistas "formiga" procedentes do Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;