Cultura & Lazer Titulo
Galeria abre mostra de arte primitivista em SP
Por Everaldo Fioravante
Da Redaçao
19/11/2000 | 17:03
Compartilhar notícia


A Galeria Jacques Ardies, em Sao Paulo, dedicada exclusivamente à arte naïf, abre nesta terça-feira, às 20h, uma mostra com cerca de 100 obras em tamanhos variados de 28 artistas do gênero. Intitulada Grande Exposiçao de Arte Naïf, fica em cartaz até 23 de dezembro, com entrada franca. A maioria dos trabalhos sao em óleo e acrílica sobre tela. O estilo naïf - conhecido como arte ingênua ou primitivista - é desenvolvido por autodidatas. Os quadros, muito coloridos, têm como temas a natureza e a vida no campo.

Na exposiçao figuram nomes como Antonio de Olinda, Ana Maria Dias, Isabel de Jesus, Lucas Pennacchi entre outros. No vernissage, aberto ao público, haverá apresentaçao de MPB e jazz com Felipe Avila (violao acústico), Vinícius Dorin (saxofone) e Itamar Collaço (contrabaixo).

Entre as obras que integram a mostra, os visitantes poderao apreciar o trabalho de José Antônio da Silva (1909-1996), considerado o mais representativo do gênero no Brasil. Silva, que teve diversos desafetos com a Bienal Internacional de Sao Paulo, citando essas "brigas" em suas telas, teve entre dezembro de 1998 e fevereiro de 1999 uma bela e completa exposiçao retrospectiva com 140 trabalhos na Pinacoteca do Estado, em Sao Paulo.

As telas poderao ser adquiridas a preços entre R$ 300 e R$ 16 mil. Vale lembrar que a galeria completou 20 anos de atividades este ano e promoveu a exposiçao Arte Naïf, 20 Anos Depois, que ficou em cartaz até setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;