Memória Titulo
Santo André ganha o primeiro viaduto

Numa noite de glamour em Santo André, 19 de dezembro de 1959, há meio século exato, a cidade ganhava o seu primeiro viaduto sobre os trilhos...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/12/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Numa noite de glamour em Santo André, 19 de dezembro de 1959, há meio século exato, a cidade ganhava o seu primeiro viaduto sobre os trilhos da estrada de ferro, que recebeu o nome do prefeito Pedro Dell'Antonia. Foi a última inauguração do prefeito Pierim, que encerrava o seu mandato.

Na foto, a inauguração. Quem descerra a placa é o vice-prefeito eleito, José Silveira Sampaio. Pedro Dell'Antonia aparece de perfil, e em primeiro plano, à esquerda, ao lado do vereador Altino Justo e do representante do SESI, Antonio Gomes de Melo, que nos enviou a foto. A placa está desaparecida e só conseguimos descobrir a data da inauguração graças a uma notícia de primeira página publicada pelo NEWS SELLER, antecessor do DIÁRIO.

Politicamente, houve uma disputa na Câmara Municipal para que o viaduto recebesse o nome de Papa Pio 12, falecido em 1958.

O primeiro viaduto do Grande ABC sobre os trilhos férreos foi o dos Autonomistas, em São Caetano, inaugurado na primeira metade da década de 1950.

EM 19 DE DEZEMBRO DE...

1919 - Às 14h, no consulado brasileiro em Paris, é fundada a Companhia Química Rhodia Brasileira, que depois se instalou em Santo André.

1989 - Fundada a Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Prefeitura de Santo André, hoje Aeasa.

A celebração dos 20 anos da Associação foi na semana passada. Estão na foto, ao fundo, o presidente da Associação, arquiteto Marcos Silva, ao lado do prefeito Aidan Ravin; em primeiro plano, a partir da esquerda, os engenheiros Dovilio Ferrari, Oziel, Alberto, Mauro Guazzelli, Marco Barbosa, arquiteto José Mario Serra (vice-presidente da Associação), arquiteta Vera Uchida, Arnaldo Bottani, Adolfo Souza, Leite, Fernando Debeus e Norberto.

ALMANAQUE

Newton Shigueo Miyashiro.

Nascimento: Campo Grande (MS), 19 de dezembro de 1918.

Vereador: 1964 a 1969 (suplente); 1973 a 1976 (suplente).

Partido: Arena.

Veio para Santo André em 1951. Farmacêutico. Presidiu o Centro Cultural Okinawa do Brasil (Santo André) e a Sociedade Cultural ABC.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 19 de dezembro de 1979

Manchete - Motoristas entram em greve na região.

Educação - FEI aplica suspensão de três anos a alunos.

SANTOS DO DIA

Dario, Fausto, Nemésio, Paulino, Téia, Timóteo e Urbano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;