Internacional Titulo
Filho de Pinochet diz que o pai foi 'irresponsável'
Por DA AFP
28/11/2004 | 14:48
Compartilhar notícia


Marco Antonio Pinochet, o quarto dos cinco filhos do ex-ditador chileno Augusto Pinochet, afirmou neste domingo que seu pai "agiu de forma irresponsável", depois da descoberta de contas secretas no Banco Riggs de Washington.

"Creio que meu pai atuou de forma irresponsável (...) Não acredito que este dinheiro seja ilegal, mas meu pai tinha a obrigação de tomar mais precauções do que uma pessoa comum, devido à grande quantidade de inimigos que possui (...) Há duas opções: não procurou assessoria ou não escolheu as pessoas adequadas", disse o empresário de 47 anos.

As contas secretas que Pinochet manteve em Washington entre 1994 e 2002, com depósitos que podem superar os US$ 15 milhões, foram reveladas no dia 15 de julho por uma comissão do Senado dos Estados Unidos e sua investigação no Chile está a cargo do juiz Sergio Muñoz.

Como "medida cautelar" em uma de suas últimas resoluções, o magistrado ordenou o congelamento dos bens que Pinochet possui no Chile e o proibiu de realizar contratos ligados com essas propriedades.

O magistrado enviou ordens ao Registro Geral de Bens, onde Pinochet mantém inscritas pelo menos 11 propriedades em seu nome, e ao Registro de Comércio, que detalha sua participação em empresas e sociedades.

Em setembro, o juiz Muñoz teve acesso ao saldo total transferido ao Chile dos depósitos que o Riggs Bank recebeu das contas do ex-ditador (1973-1990).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;