Setecidades Titulo Hoje e amanhã
Santo André abre 40 consultórios de campanha

Equipamentos serão referências para diagnóstico de casos respiratórios, diz secretário de Saúde

Thainá Lana
24/01/2022 | 08:23
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Santo André abre hoje, a partir das 14h, 20 novos consultórios ambulatoriais de campanha no ginásio da UFABC (Universidade Federal do ABC). Amanhã, mais 20 unidades do mesmo modelo entram em operação em prédio dos funcionários do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), na Vila Pires. Os 40 equipamentos,juntos, têm capacidade de até 5.000 atendimentos diários e tem como objetivo absorver a demanda da população para os atendimentos de síndrome gripal.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, nesses espaços os pacientes com síndromes respiratórias poderão realizar exames como tomografia e raio X, e também terão à disposição o multiteste, exame que está disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) da cidade, e identificam em uma única testagem o coronavírus e o vírus causador da Influenza. Santo André é a única cidade do Grande ABC que disponibiliza esse tipo de teste para a população.

Segundo o secretário de Saúde de Santo André, Márcio Chaves, os ambulatórios serão a porta de entrada para o sistema de saúde do município. “Os equipamentos irão funcionar como dois centros especializados para síndromes respiratórias, com profissionais capacitados para atender a população. Nas unidades, o paciente receberá o diagnóstico e poderá realizar todos os exames necessários, e, caso seja preciso, será encaminhado para uma unidade de saúde”, explica Chaves.

O horário de funcionamento dos ambulatórios de campanha será definido de acordo com a demanda. “Estamos realizando diagnósticos nas unidades de saúde da cidade para poder definir qual será o horário de atendimento nos consultórios. Estamos analisando, por exemplo, em quais horários as unidades apresentam mais demandas por conta de casos respiratórias. O objetivo dos consultórios é cobrir essa demanda de doenças respiratórias para que as unidades de saúde possam atender outras patologias”, diz o prefeito. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;