Palavra do Leitor Titulo Artigo
A importância da inteligência artificial
Por Do Diário do Grande ABC
30/09/2021 | 00:15
Compartilhar notícia


Na medicina diagnóstica, assim como em vários outros campos do conhecimento, a IA (Inteligência Artificial) está cada vez mais presente nos dispositivos eletrônicos. Essa integração ocorre a passos largos à medida que a tecnologia vigente permite avanços importantes para melhorar a compreensão e identificação das necessidades contemporâneas acerca das mais assertivas práticas diagnósticas.

A IA tem o claro objetivo de auxiliar os profissionais a fornecerem diagnósticos mais confiáveis, rápidos e consistentes aos seus pacientes. Na ultrassonografia não poderia ser diferente e a Samsung se orgulha de investir maciçamente em IA nos mais diversos setores diagnósticos, como obstetrícia, urologia, radiologia e cardiologia fetal. A Inteligência Artificial presente nos equipamentos mais modernos ajuda na coleta e avaliação de uma grande parcela de dados simultâneos para identificar padrões e se consolidar com uma importante e indispensável ferramenta de apoio à decisão médica.

Acompanhamos de perto a evolução da Inteligência Artificial e já é possível ver como ela faz diferença no nosso dia a dia por meio dos dispositivos que usamos, seja nos celulares, nas Smart TVs ou em outros eletrônicos que são capazes de responder a comandos estimulados pelos seres humanos. Com esse avanço, conseguimos fazer pesquisas por um único comando de voz, iniciar ligações, entre diversas outras tarefas. E, na medicina, a IA pode nos levar a avanços ainda mais significantes.

Alguns dispositivos de sistema de ultrassom, como o modelo RS85, da Samsung, utilizam fusão de imagens e conseguem unir os resultados de uma ressonância magnética com a visualização em tempo real do sistema de ultrassonografia para gerar maior assertividade nas biópsias de próstata, por exemplo. Esse é só um dos primeiros passos que aprimoram o diagnóstico e a tecnologia dentro da medicina, mas o impacto pode ser ainda maior a longo prazo, se julgarmos a velocidade em que os avanços dos sistemas operacionais e dos softwares estão apresentando em outros segmentos.

Estima-se que os investimentos de tecnologia na área da saúde podem ultrapassar a casa do bilhão na América Latina até 2022. Esse investimento pode ser convertido em estudos, pesquisas e testes, além de novos equipamentos. Com isso, podemos esperar ainda mais novidades no segmento e reconhecer tanto os exames quanto os tratamentos podem ser melhorados a médio prazo.

Walter Brandstetter é gerente clínico da divisão de HME da Samsung Brasil.

Palavra do leitor

Vereadores

Vejo aqui que leitores se manifestaram veementemente contra o aumento no número de vereadores em Santo André – no que eu concordo plenamente. Chega-se a estimular a não votação em nenhum dos atuais vereadores no próximo pleito. É preciso ser justo, pois este Diário bem informou no dia 24 que seis vereadores votaram contra o projeto: Ricardo Alvarez (Psol), Eduardo Leite e Wagner Lima(PT), Pedrinho Botaro, Marcio Colombo e Professor Minhoca (PSDB). De minha parte estou satisfeito e orgulhoso com meu voto, meu vereador votou contra. Até por orientação partidária, me representa e gostaria de vê-lo reeleito. E por falar em voto, me orgulho mais ainda de não ter votado em quem nos envergonha pelo mundo afora. Inconsequente, Messias, pregando com um fuzil numa mão e a Bíblia na outra, imprevisível, causando diariamente a instabilidade econômica – inclusive na bolsa de valores, e sempre justificando seus erros com os erros dos outros.

Evaristo de Carvalho Neto
Santo André

Reformulação da Saúde

Simplesmente magnífica a matéria do jornalista Raphael Rocha, sobre a reformulação da saúde em Diadema publicada por este Diário (Política, dia 28). Também considero magnífica essa ideia do prefeito José de Filippi Júnior. Todavia, confesso parecer um pouco faraônica querer construir no Paço Municipal um prédio entre dez e 12 andares para abrigar 240 leitos ao custo de R$ 150 milhões. Além desse hospital, Filippi anuncia a implantação de um Pronto-Socorro Central no prédio onde funcionava a concessionária de veículos Viamar e duas UPAs, uma no Jardim das Paineiras e outra em Eldorado. Interessante que o prefeito reconhece, talvez por questões políticas, ser difícil conseguir recursos financeiros junto ao atual governo federal e sua esperança é que Lula vença a eleição presidencial. Outro fato interessante da matéria é que Filippi disse querer inaugurar o hospital do Paço em 30 meses. É bom deixar claro que ele (Filippi), quando prefeito em gestão anterior, iniciou a construção do Quarteirão da Saúde, que demorou anos para a sua conclusão por falta de recursos financeiros.

Arlindo Ligeirinho Ribeiro
Diadema

Paul Harris

Frequento as atividades da Biblioteca Paul Harris des de 2009, seu espaço, usando toda estrutura e acervo. O melhor de tudo é que podemos expressar nossas ideias, declamar, ler, ouvir e ser ouvido, tudo com muito respeito. Exercitar o dom da escrita e da palavra, estar entre pesquisadores, amantes da literatura, escritores, editores, professores, artistas plásticos, padres, pastores, ateus, espíritas, enfim, seres humanos, é por si só espetacular. Torço, de coração, que vereadores e prefeito pensem macro e façam do novo espaço à altura desse órgão público que funciona, realiza, é querido e aplaudido, tornando-o melhor, se é que isso é possível.

Isdemulo Perandin
São Caetano

Mil dias

O presidente Bolsonaro participou de evento onde comemorou os 1.000 dias de governo. E, claro, não levou em consideração problemas como a inflação, as mais de 600 mil mortes de contaminados com a Covid, a falta de verbas para saúde. educação, segurança e desrespeito ao meio ambiente. E tem o desplante de mudar o que falou no seu discurso na ONU. Aqui ele reconhece que há corrupção em alguns organismos governamentais.

Uriel Villas Boas
Santos (SP)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;