Setecidades Titulo Protegidos
Sete a cada 10 jovens já receberam
1ª dose da vacina na região

São Bernardo, com cobertura de 84%, e Santo André, com 81%, são as cidades com campanhas mais avançadas entre munícipes de 12 a 17 anos

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
23/09/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Divulgação/ PMRP


Sete a cada dez moradores do Grande ABC com idades entre 12 e 17 anos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid. Os números foram atualizados ontem pelas prefeituras, que devem finalizar a primeira imunização desta faixa etária na próxima semana.

O município mais avançado na cobertura de adolescentes é São Bernardo, que já protegeu 84,4% dos munícipes da faixa etária, seguida de Santo André, com 81%. Na sequência aparecem Ribeirão Pires (69,8%), São Caetano (66,8%), Diadema (59,7%) e Mauá (59,6%). A Prefeitura de Rio Grande da Serra não respondeu ao Diário. O Grande ABC como um todo tem cobertura de 69,8%.

A imunização da faixa etária sofreu impacto na semana passada, quando o Ministério da Saúde emitiu orientação para que Estados e municípios vacinassem apenas jovens com comorbidades em razão de eventos adversos ocorridos na campanha. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) se posicionou contrária à determinação e assegurou que o imunizante da Pfizer é seguro para essa faixa etária. Diversas entidades de classe e médicos também se posicionaram favoráveis à continuidade da vacinação, entre eles o CNS (Conselho Nacional de Saúde). O Estado e as cidades do Grande ABC não seguiram a recomendação do Ministério da Saúde e mantiveram a vacinação.

Um dos eventos adversos relatados pelo Ministério da Saúde foi a morte da são-bernardense Isabelli Borges Valentim, 16 anos, oito dias depois de receber a vacina da Pfizer. Investigação do governo do Estado e da Anvisa concluíram que a jovem faleceu de PTT (Púrpura Trombocitopênica Trombótica) e que a doença autoimune e rara não tem relação com o imunizante. Na terça-feira, o Ministério da Saúde também reconheceu que não é possível relacionar o óbito com a vacina. 

Ontem à noite, o Ministério da Saúde recuou da decisão. A pasta federal afirmou que a restrição foi imposta de “forma cautelar” e que, após apuração de todos os riscos e benefícios, a medida está suspensa e a nova recomendação é para que esse público seja vacinado. 

MARCA EXPRESSIVA

Santo André se tornou ontem a terceira cidade do Grande ABC a atingir a marca de 70% dos moradores adultos imunizados com a segunda dose, assim como São Caetano e Ribeirão Pires. São Bernardo, com 68,6% de cobertura e Diadema, com 68%, devem atingir o patamar até o fim de semana. Já Mauá (58,4%) e Rio Grande da Serra (40,8%) estão mais atrasados.

O prefeito andreense Paulo Serra (PSDB) celebrou a marca. “É importante a gente reforçar para as pessoas a necessidade de receber a segunda dose. Estamos alcançando os 70% da cobertura para pessoas com mais de 18 anos. Com isso estamos chegando àquela taxa que os especialistas consideram ideal para atingir a imunização coletiva. A queda nos casos é proporcional ao número de pessoas vacinadas, e isso nos deixa muito felizes”, pontuou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;