Esportes Titulo
Brasileirão de 2001 terá um 'campeão de primeira viagem'
Fernão Silveira
Do Diário OnLine
09/12/2001 | 20:09
Compartilhar notícia


O Brasileiro terá em 2001 um 'campeão de primeira viagem'. São Caetano e Atlético Paranaense, classificados para a decisão, jamais conquistaram um título nacional nos 30 anos do torneio. Dois 'veteranos' disputavam com os 'novatos' as vagas na final, mas Atlético Mineiro (campeão em 1971) e Fluminense (em 84) sucumbiram frente ao Azulão e ao Furacão da Baixada, respectivamente.

O time do Grande ABC, em doze anos de existência, já disputou dois Campeonatos Brasileiros na primeira divisão: 2000 (a Copa João Havelange, organizada pelo Clube dos 13) e 2001. Chegou à final nas duas edições.

No ano passado, após conquistar o vice-campeonato do Módulo Amarelo (que abrigava times da segunda divisão), o Azulão cruzou com os 'grandes' clubes brasileiros na fase decisiva. Eliminou Fluminense (nas oitavas), o Palmeiras (nas quartas) e o Grêmio (semifinal). Enfrentou o Vasco da Gama na decisão, e perdeu. Foram dois jogos: empate por 1 a 1 em São Paulo (no Palestra Itália) e derrota por 3 a 1 no Maracanã – o segundo jogo deveria ter ocorrido em São Januário, mas o desabamento de parte da arquibancada interrompeu a partida ainda no primeiro tempo.

O Atlético Paranaense jogou 22 das 31 edições do Campeonato Brasileiro da primeira divisão. Sua melhor participação foi em 1983, quando chegou em terceiro lugar – foi eliminado pelo Flamengo (campeão), na semifinal. O time contava na época, entre outros jogadores, com o 'Casal 20' Washington e Assis.

'Novas potências' - O São Caetano mantém, há dois anos, a hegemonia paulista em Campeonatos Brasileiros. Desde 1993 que a final do torneio conta com pelo menos uma equipe do Estado. Das 30 edições já disputadas do Brasileirão, sete finais foram entre dois times paulistas.

Os paulistas ganharam 11 edições da competição – mesmo número de títulos alcançado por times do Rio de Janeiro.

Uma equipe paranaense está no seleto grupo de times externos ao eixo Rio-SP que já conquistou um Campeonato Brasileiro: o Coritiba, maior rival do Atlético Paranaense. O 'Coxa Branca' venceu a edição de 1985 do Brasileirão, ao superar o Bangu (Rio) na decisão. A decisão de 1985 pode ser comparada em um aspecto à final deste ano: é inédita.

Caso o Furacão vença o Campeonato Brasileiro de 2001, o Paraná vai passar ao posto de quarto Estado do país em conquista de nacionais – o Rio Grande do Sul ocupa o terceiro lugar, com cinco conquistas (três do Internacional e duas do Grêmio).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;