Política Titulo Perspectivas
Temos obrigação de lançar nossos candidatos, diz Josa

Dado como certo para 2022, vereador de Diadema defende protagonismo da gestão Filippi

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
13/05/2021 | 00:45
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/ DGABC


Presidente da Câmara de Diadema, o vereador Josa Queiroz (PT) defendeu que o governo do prefeito José de Filippi Júnior (PT) lance candidatos próprios a deputado federal e estadual na eleição do ano que vem. Alçado ao comando da casa com apoio unânime, o petista admite cenário favorável para ser postulante e diz se sentir preparado para a empreitada.

A bandeira levantada por Josa coloca em alerta atuais parlamentares do PT com base nas cidades vizinhas que, nos últimos anos, fincaram dobradas eleitorais em Diadema. “O governo tem a obrigação de ter candidaturas (próprias) para deputado federal e outra para estadual. O PT comanda quatro prefeituras no Estado: Diadema, Mauá, Araraquara e Matão. Essas quatro administrações petistas têm a obrigação de lançar nomes para a Câmara Federal e para a Assembleia Legislativa. Não tem nada de errado nisso, o errado é não lançar”, defendeu o petista, em visita ao Diário.

Oficialmente, Josa ainda trata o tema com cautela, mas admitiu ser “óbvia” que a composição que o elegeu presidente do Legislativo pode render aliados eleitorais. Em janeiro, o petista foi eleito com apoio de legendas que subiram em palanques opostos ao dos petistas, como DEM, PSD, PV, Pros e Podemos. “Existe essa sinalização, que pode se tornar sólida ou não”.

Internamente, porém, a candidatura de Josa a deputado já e dada como certa. Os governistas concentram os esforços para definir se o petista virá a federal ou estadual. Ainda na construção de aliança visando a presidência da Câmara, o vereador Orlando Vitoriano (PT), mais votado da cidade, abriu mão do projeto justamente mirando em sair a federal no pleito do ano que vem. “Eu venho me preparando. Segui todo o rito na minha trajetória. Fui secretário de mobilização, de organização, fui vice-presidente e presidente do partido. Depois, migrei para a administração, fui secretário (de Habitação) por oito anos e nos últimos anos estive para a Câmara. Estou no terceiro mandato. Ou seja, eu cumpri todos os ritos. Evidentemente que eu me preparar é uma coisa e a escolha do meu nome é outra.”

A última vez que o PT de Diadema elegeu um representante da cidade foi em 2010, justamente com Filippi. À época, o hoje prefeito havia recebido quase 85 mil votos somente de diademenses. À Assembleia Legislativa, o êxito mais recente foi em 2006, com o ex-prefeito Mário Reali (PT).

EXPECTATIVAS
Josa reconheceu que a bagagem dos governos Filippi no passado (1993-1996; 2001-2004 e 2005-2008) deposita expectativa do eleitorado sobre a volta do petista ao Paço. Para o parlamentar, o êxito depende de o PT dialogar com setores historicamente rejeitados no petismo, como a iniciativa privada. “A gente vai ter de repactuar com vários setores, empresários, comerciantes, terceiro setor e sociedade civil. Temos de fazer uma nova leitura. Não vamos reeditar o modo petista de governar. Nós, aliás, temos de mostrar um novo modo petista de governar a partir de Diadema. Continuaremos saudosistas, mas dialogaremos com a atualidade.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;