Internacional Titulo
Força Aérea Japonesa enviará equipe ao Kuwait
Da AFP
28/11/2003 | 08:32
Compartilhar notícia


Tóquio decidiu enviar dez homens da Força Aérea Japonesa ao Kuwait neste mês de dezembro, que precederão um contingente de 140 militares japoneses em janeiro, revela nesta sexta-feira o jornal Yomiuri Shimbun.

O grupo vai atuar em operações aéreas de abastecimento das tropas americanas e britânicas no território iraquiano, informa o jornal. O grosso do contingente japonês seguirá com três aviões de transporte C-130, que farão missões de abastecimento entre Kuwait e Iraque.

Tóquio vai confirmar as bases de seu plano de apoio à coalizão no Iraque na próxima semana, durante o Conselho de Ministros, destaca o diário. Em seguida, o ministro da Defesa, Shigeru Ishiba, deverá ordenar o envio das tropas, com a aprovação do premiê Junichiro Koizumi.

O governo japonês, confrontado com a crescente onda de ataques da resistência iraquiana, já comunicou que não tomará qualquer decisão "precipitada" sobre o envio de soldados japoneses ao Iraque.

Um dia após o atentado de 12 de novembro passado, em Nassiriya, contra o contingente italiano no Iraque, Tóquio decidiu suspender o envio de 150 soldados que preparariam a chegada do Corpo Expedicionário Japonês ao sul do país, no início de 2004.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;