Internacional Titulo
Oposiçao iugoslava defende atos de desobediência civil
Por Do Diário do Grande ABC
02/10/2000 | 00:31
Compartilhar notícia


O futuro da oposiçao na Iugoslávia está subordinado ao êxito da campanha de desobediência civil conclamada na última segunda-feira, e ao reforço da pressao internacional para conseguir um poder que, ainda que esteja fraquejando, nao disse sua última palavra até agora.

A paralisaçao das instituiçoes da Sérvia deve ser "total", afirmou um membro da Oposiçao democrática da Sérvia (DOS), Vuk Obradovic.

A mobilizaçao começou no dia 23 de setembro em todo país: greves em várias fábricas, bloqueio de estradas, passeatas estudantis, protestos de jornalistas contra a censura nos meios de comunicaçao oficiais, muitas reunioes, mas tudo sem uma coordenaçao nacional.

Os jovens serao hoje os protagonistas dos protestos na Sérvia, pois sao a maioria na DOS, já que esta organizaçao tem forte presença entre o movimento estudantil. A ascençao da oposiçao na Iugoslávia começou durante a campanha eleitoral e conheceu seu apogeu com o êxito de seu candidato, Vojislav Kostunica, na eleiçao presidencial de 24 de setembro, contra Milosevic.

A Comissao eleitoral federal, composta essencialmente por membros nomeados pelo regime, confirmou o amplo avanço de Kostunica sobre seu candidato (48,96% contra 38,62%), o que deveria assegurar a vitória definitiva da oposiçao no início do segundo turno, previsto para 8 de outubro.

Contudo, os dois candidatos se enfrentam agora em uma batalha de números, na qual Kostunica pede por uma nova recontagem dos votos com a participaçao da comunidade internacional, e Milosevic nao aceita, se amparando na decisao da comissao eleitoral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;