Setecidades Titulo
IV Ciclo de Debates do 'Diário' discutirá escassez d'água
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
19/04/2003 | 17:30
Compartilhar notícia


A diminuição da quantidade de água disponível será o tema do IV Ciclo de Debates Diário do Grande ABC que acontece na próxima quinta-feira, dia 24. O encontro reunirá especialistas e ambientalistas que debaterão sobre a água insuficiente no Grande ABC, para alertar sobre a queda de qualidade da água disponível e o processo de esgotamento que existe há pelo menos 40 anos. A discussão abordará a quantidade de água no Brasil, já que o país possui extensa rede hidrográfica. Entretanto, o produto natural vem perdendo qualidade de maneira alarmante.

A insuficiência de água é mais perceptível nas áreas mais povoadas, segundo o engenheiro e secretário-adjunto da Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Governo do Estado de São Paulo, Rui Brasil Assis, um dos debatedores do encontro. “Na Região Metropolitana, por exemplo, 50% da água consumida é importada da Bacia de Piracicaba.” A demanda média consumida na região chega a 62 m³.

Desta forma, Assis pretende discutir a necessidade de mudança comportamental na utilização da água entre os agricultores, os consumidores domésticos e as indústrias. Uma alternativa eficaz para uma transição, segundo o engenheiro, são as práticas de reuso. “A Sabesp já firmou um contrato com São Caetano que prevê a venda de efluente tratado para ser utilizado em lavagem de ruas e nos jardins, por exemplo.”

Para Assis, outra ação que refletiria em resultado positivo na economia de água seria associar a quantidade consumida a um valor. “A população enxerga a água como um bem livre. É por isso que há poucas empresas preocupadas em adaptar o consumo interno a métodos de reutilização.”

O encontro será realizado às 19h30, no auditório do Imes (avenida Goiás, 3.400, em São Caetano). Também participam do IV Ciclo de Palestras Diário do Grande ABC a prefeita de Ribeirão Pires e presidente do Subcomitê de Bacias Hidrográficas Billings/Tamanduateí, Maria Inês Soares, e o representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Governo do Estado de São Paulo na Câmara do Grande ABC, Armando Maria Laganá. Os interessados devem se inscrever gratuitamente, até às 15h do dia do debate, pelo telefone 4435-8050.

Negros – No mesmo dia e horário, acontecerá o 1º Ciclo de Palestras e Seminários Iesa Comunidade, no Tênis Clube de Santo André. Para falar sobre Cotas para negros na Universidade, participarão do encontro o membro da Comissão Afrodescendente da 38ªSubsecção da OAB de Santo André, Eduardo Silva Lopes, e o pesquisador em desenvolvimento socioeconômico e membro-fundador do Centro de Estudos e Resgate da Cultura Afro-Brasileira, Moisés de Freitas Cunha. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 4438-9277.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;