Internacional Titulo
Clinton diz que havia autorizado assassinato de Bin Laden
Das Agências
23/09/2001 | 17:04
Compartilhar notícia


O ex-presidente Bill Clinton disse que havia ordenado a captura e eventual assassinato do extremista islâmico Osama bin Ladem, a quem os Estados Unidos atribuem a organização dos atentados de Nova Nova York e Washington.

Clinton revelou a jornalistas em Nova York que havia autorizado uma operação clandestina depois dos ataques de 1998 às embaixadas em Nairóbi e Dar es-Salaam, também atribuídos a Bin Laden.

"Autorizei a detenção e, se fosse necessário, a morte de Osama bin Laden. Mantivemos inclusive contato com um grupo do Afeganistão para cumprir essa tarefa, mas eles fracassaram", disse.

Adiantou que seu governo também havia começado a treinar comandos para um possível assalto tendente a capturar ou matar Bin Laden, mas faltaram apoio e informes de alguns governos. "Fizemos tudo o que pudemos. Tudo o que considerei apropriado", disse.

Os Estados Unidos atacaram uma base de Bin Laden no Afeganistão, país que o tem como "hóspede", e um objetivo no Sudão, que resultou ser uma fábrica de produtos farmacêuticos.

Clinton, que deixou a Casa Branca em janeiro passado, após oito anos de governo, disse que o presidente George W. Bush está manejando de forma enérgica a crise provocada pelos atentados de 11 de setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;