Internacional Titulo
Coalizão diz ter encontrado 263 valas comuns no Iraque
Por Da AFP
08/11/2003 | 14:09
Compartilhar notícia


As tropas dos Estados Unidos e Grã-Bretanha que ocupam o Iraque teriam encontrado 263 valas comuns no país. Além disso, a coalizão teria descoberto vestígios de pelo menos 40 massacres coletivos promovidos pelo governo do ex-presidente Saddam Hussein.

A informação foi divulgada por Sandra Hodgkinson, diretora do Escritório Transitório de Justiça para os Direitos Humanos — ligado à Autoridade Provisória do país. Ela estimou que entre 300 mil a 1,3 milhão de iraquianos desapareceram desde a chegada de Saddam ao poder, em 1979.

O trabalho de exumação dos corpos encontrados nas valas deve começar em janeiro. Especialistas acreditam que o processo de identificação e enterro das vítimas levará anos e vai consumir milhões de dólares.

Hodgkinson lembrou que a conferência de doadores para a reconstrução do Iraque, realizada em outubro, em Madri, destinou US$ 100 milhões para o trabalho nas valas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;