Memória Titulo
Descobrimos o professor Firmo de São Bernardo

"Fui aluna do professor Firmo nos anos 1970. Tenho muito orgulho e muita saudade. Ele nos ensinava História com maestria. Sabia tudo...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
06/11/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"Fui aluna do professor Firmo nos anos 1970. Tenho muito orgulho e muita saudade. Ele nos ensinava História com maestria. Sabia tudo. Era fantástico. Gostaria muito de saber como ele está e de mandar um abraço bem apertado de eterna gratidão".

Cleide

"Tive aula com o professor Firmo no Magistério (1980) e gostava muito dele. Lembro que ele escrevia muito em um caderno. Será que virou livro?".

Maria Rosa

* * *

O DIÁRIO ONLINE descobriu um professor de São Bernardo tão importante que seu nome corre solto na Internet, como parte da seguinte brincadeira: "Se você já fez ou ainda faz coisas como estas, com certeza é um são-bernardense". E no item 4 aparece: "Ter estudado no 'João Ramalho' com o professor Firmo".

'João Ramalho' foi o primeiro ginásio e escola normal públicos de São Bernardo, criado em 1952. E Firmo Araújo Nascimento, paulistano do Bairro Santana, lecionou no 'João Ramalho' por mais de 20 anos, até se aposentar em 1984.

Neste tempo, ensinou História, dirigiu o João Ramalho e exerceu durante um ano o cargo de diretor de Educação de São Bernardo, no governo Tito Costa e cujo secretário era Fernando Leça. Mas o que mais gostava era mesmo lecionar. Tanto que mantinha jornada dupla: pela manhã, e durante 25 anos, lecionou também e concomitantemente no Colégio Anglo-Latino, de São Paulo.

Às vésperas de completar 80 anos de idade, claro, residindo em São Bernardo, "minha terra por adoção", professor Firmo profere verdadeira aula de História ao DIÁRIO ONLINE. Em 1959 participou de concurso público para professor do Estado. Foi examinado por Sérgio Buarque de Hollanda. Com a média 9,6 classificou-se em primeiro lugar na prova escrita. No cômputo geral, foi o segundo colocado, de um total de 700 candidatos para 16 vagas, das quais apenas 11 foram preenchidas.

LINHA DO TEMPO

1929: 28 de dezembro - O nascimento em São Paulo. Firmo, o pai, era mensalista ferroviário com emprego na Mogiana; a mãe chamava-se Tereza de Jesus Araújo Nascimento. Uma irmã, Wanda.

1957 - Forma-se em Filosofia pela USP. Florestan Fernandes foi o paraninfo da turma.

CARREIRA

Antes de vir para São Bernardo, leciona em Martinópolis e Oswaldo Cruz.

FAMÍLIA

Casado com dona Aurora, tem cinco filhos: Mônica, Marta, Miriam, Marcelo e Márcia.

REENCONTRO

Em 1989, revê Florestan Fernandes. Emocionados, trocam um forte abraço na Praça Lauro Gomes, em São Bernardo.

UMA PAIXÃO

O estudo da Filosofia.

UMA SATISFAÇÃO

Ter elaborado toda a reforma da Educação em São Bernardo, com plano de classificação dos professores e remodelação da Educação Especial.

UM PROJETO

A denominação das Escolas Municipais com nomes de vultos da literatura e artes nacionais.

AMANHÃ EM MEMÓRIA

mostramos um livro inédito do professor Firmo, "O Liberalismo na História Colonial do Brasil (Uma breve introdução dos fatos históricos e das idéias liberais na História Colonial Brasileira)".

MEMÓRIA NA INTERNET - Programa 21: Vida e obra de um professor de História em São Bernardo. Entrevistado: Firmo Araújo Nascimento. Editor do DIÁRIO ONLINE, Marcelo Ruiz; imagens e edição, Eduardo Donato e Celso Andreos; apresentação, Ademir Medici. Acesse: www.dgabc.com.br ; depois, clique VIDEO e GRANDE ABC MEMÓRIA.

O 10º Congresso

Professor Luiz Roberto Alves profere, na USCS, a primeira conferência de hoje do 10º Congresso de História do Grande ABC. É o último dia do congresso que terá uma segunda conferência, da professora Priscila Perazzo. A programação será concluída com visita ao canal remanescente da rede de drenagem do Tijucuçu construída por escravos no século 18. Por fim, uma visita ao Museu de São Caetano. Depois, 2011 e o 11º Congresso, em Diadema.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 6 de novembro de 1979

Manchete - Delfim (ministro do Planejamento) pedirá ajuda dos Estados para dar combate à inflação.

Política - MDB insiste na unidade pós-reforma e rejeita extinção.

Editorial - Em marcha o funeral melancólico da Arena.

Primeiro Plano - Caracas, McNamara, fisco e salários (Eduardo Camargo).

São Caetano - Contrato entre o BNH, a Cooperativa Habitacional dos Metalúrgicos do ABCD e Inocoop estipula 1.216 casas para metalúrgicos.

Mauá - Abandonado o Parque Bandeirantes.

Futebol - Domingo, no Estádio Lauro Gomes, em São Caetano: Santo André 3, Rio Branco, de Americana, 0 (Fase Final da Divisão Intermediária).

Polícia - Cofre de casa é estourado: ladrões carregam milhões em jóias no Bairro Jardim, em Santo André.

EM 6 DE NOVEMBRO DE...

1934 - Ato municipal isenta do imposto de viação sobre calçamento, pelo prazo de seis anos, prédios e terrenos das Ruas do Comércio e José Gallo, no Distrito de Ribeirão Pires.

1954 - Toma posse o primeiro Conselho da Delegacia da Ciesp em Santo André, com abrangência sobre todo o Grande ABC.

1964 - Congresso Nacional aprova um projeto de reforma agrária.

1964 - Anita Malfatti, pintora brasileira que residiu em Diadema, morre em São Paulo.

SANTOS DO DIA

Ático, Demetriano e Leonardo de Limoges, Limosino e/ou de Noblac (eremita). Leonardo era francês. Viveu entre os séculos 5 e 6. Percorria os presídios para levar a palavra divina aos detentos. E orou para que a rainha de Aquitania pudesse dar à luz, após um trabalho de parto que já durava cinco dias. É invocado em favor das parturientes e dos prisioneiros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;