Memória Titulo
A Diadema rural que lutava pela autonomia

A Diadema de 1958 tinha estradas rurais, expandia-se lentamente pela periferia de antigos sertões de São Bernardo...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
29/12/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


A Diadema de 1958 tinha estradas rurais, expandia-se lentamente pela periferia de antigos sertões de São Bernardo, preservava edificações históricas e ousava na área pecuária. Os exemplos estão nas fotos de hoje, extraídas pelo pesquisador Walter Carreiro dos anais da Assembléia Legislativa.

Um exemplo de estrada rural era o caminho que décadas depois foi urbanizado com o nome de Avenida Prestes Maia; o avanço pela periferia pode ser buscado na construção do 1º Grupo Escolar de Vila Nogueira, em homenagem ao professor Miguel Reale e que hoje recebe o nome de Rodrigo Soares Júnior, um jornalista, neto do fundador do Diário Popular.

O modelo de edificação histórica foi a antiga igreja de Bom Jesus, no bairro Piraporinha, uma construção colonial que não resistiu à passagem do sistema trólebus. E o investimento na pecuária pode ser buscado no empreendimento dos irmãos Michels - Lauro, que viria a ser prefeito, e Tarcisius. No Parque Santa Tosa, os irmãos Michels investiram em uma grande criação de suínos, que foi chamada de "criação racional" e que ficava na Rua Guarani, no bairro Serraria.

Imagens como estas podem ser vistas no Centro de Memória de Diadema, em exposição que celebra os 50 anos da campanha autonomista local. O Centro de Memória fica na Avenida Alda e a entrada é gratuita.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sexta-feira, 29 de dezembro de 1978
Manchete - Planalto confirma a compra da Light por 9,13 bilhões. A Eletrobrás decidia adquirir a totalidade das ações da empresa, pertencentes à Brascan Ltda, empresa canadense

Depoimento - "A compra da Light não poderá ser sustentada por muito tempo pelo governo porque com a reversão das águas para a geração de energia em São Paulo o próprio governo estará cometendo o maior crime ecológico contra a cidade ou arcará com o ônus de uma compra mal feita, cheirando tão mal quanto os esgotos bombeados na Represa Billings" (Fernando Vitor, vereador do MDB de Diadema).

Editorial - No escuro, Light se torna brasileira

Santo André - Prefeitura destinará verba em 1979 para a instituição do auxílio-moradia a juízes e promotores da Comarca.

São Caetano - Está sendo construído, junto à Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, no bairro Oswaldo Cruz, um centro comunitário sob o título de Paulo VI. Monsenhor Henrique Zamperetti é o pároco local.

Trabalho - Ceramistas, metalúrgicos e bancários programam campanha salarial.

Polícia - Quadrilha assalta agência do Banco Real instalada no prédio da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) - em São Bernardo. Levados 700 mil cruzeiros.

EM 29 DE DEZEMBRO DE...

1933 - Ato assinado pelo prefeito Felício Laurito anula a concorrência aberta na Prefeitura de São Bernardo para a publicação dos atos oficiais. Motivo: a concorrência é omissa quanto à exigência do corpo (tamanho da letra) para as publicações. Além do que, as propostas apresentadas pelos dois únicos jornais concorrentes, Folha do Povo e O Imparcial, não correspondem aos interesses da municipalidade.

MUNICÍPIO PAULISTA
Avanhandava. Criado em 29 de dezembro de 1925 e instalado em abril de 1926. No vocábulo indígena, significa ‘forte correnteza'.

HOJE
Dia Internacional da Biodiversidade.

SANTOS DO DIA
Primiano, Segundo e Tomás Becket.

O bispo Tomás Becket era da Normandia. Nasceu no ano 1117. Colocou-se ao lado dos necessitados, o que descontentou ao rei Henrique II. Foi assassinado a golpes de espada quando entrava na catedral do seu país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;