Política Titulo Debate
Estado pode ajudar com aporte hospital veterinário de S.Caetano

Thiago encaminha emenda de R$ 2 milhões ao orçamento estadual para construção de prédio

Por Do Dgabc.com.br
19/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O deputado estadual Thiago Auricchio (PL), com domicílio eleitoral em São Caetano, apresentou emenda ao orçamento estadual para que o governo paulista destine R$ 2 milhões para construção do hospital veterinário que está em planejamento pela Prefeitura de São Caetano em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

A intenção da administração de José Auricchio Júnior (PSDB), pai do parlamentar, é iniciar no começo do ano que vem as obras do equipamento, pioneiro na região, com término das intervenções no segundo semestre de 2020.

“A causa animal deve estar em constante discussão por parte dos gestores públicos. Precisamos promover políticas públicas eficazes para o mundo pet e a construção dessa unidade de saúde é um grande passo nesse tema”, comentou Thiago.

Em agosto, o deputado, em seu primeiro mandato, havia protocolado junto ao gabinete do governador João Doria (PSDB) indicação solicitando liberação de recursos para ampliação de hospitais veterinários em todo o Estado. “Esses equipamentos já são uma realidade na cidade de São Paulo e apresentaram grande êxito na área. Vamos brigar arduamente para levar essas unidades para mais cidades do Estado.”

Segundo o governo Auricchio, o futuro equipamento será erguido no mesmo endereço onde atualmente funciona o Civisa (Centro Integrado de Vigilância à Saúde), no bairro Mauá, englobando o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Os munícipes de São Caetano terão acesso gratuito a consultas e procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidades.

O prédio contará com profissionais formados no curso de veterinária da USCS – a primeira turma será graduada justamente no ano que vem – e também por técnicos da administração local.

“População de pets no Brasil cresceu e infelizmente não conseguimos acompanhar e traduzir isso em políticas públicas. O que vemos hoje, somado ao cenário econômico, é que em muitos casos a pessoa não consegue cuidar da saúde do animal devido aos custos e acaba abandonando ou causando enorme sofrimento ao bicho. O hospital veterinário gratuito vem justamente para enfrentar esse problema”, afirmou Thiago.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;