Palavra do Leitor Titulo
Propaganda política e poluição sonora

O abuso do barulho, do som muito alto, é comum demais, em quase todos...

Por Dgabc
29/09/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

O abuso do barulho, do som muito alto, é comum demais, em quase todos os lugares, como se não houvesse parâmetros ou leis que regulassem isso. Quem não tem vizinho que coloca o som a todo volume a qualquer hora do dia - e, às vezes, de noite também? Quem não sofre com os carros com pesadíssimos equipamentos de som ligados a todo vapor - e com o capô aberto na direção da casa da gente, como acontece comigo e em várias partes deste nosso Brasil?

Isso é falta de respeito com o próximo, é descumprimento de lei que proíbe o excesso, é falta de civilidade, de educação, de bom-senso, de inteligência. É não saber conviver em sociedade.

E nesta época que antecede a eleição o som de carros que fazem propaganda política parece tornar legal esse desrespeito. Auto-falantes com músicas de mau gosto ou locutores falando numa altura de decibéis intolerável, tentando vender candidatos com mentiras e promessas, que sabemos que nunca vão ser cumpridas, são comuns.

Será que esses candidatos pensam que esse barulho insuportável, que incomoda todo mundo, vai lhes angariar votos? Quem gosta desse barulho são apenas as pessoas que prestam esse tipo de ‘serviço'. É comum as pessoas terem o trabalho de anotar o número ou nome dos candidatos que fazem arrazoados barulhentos, para não votar neles. E não o contrário.

E é o que devemos fazer, para desencorajar candidatos pouco inteligentes, mas metidos a espertos, de fazerem esse tipo de propaganda, pois é um tiro no pé para eles. Vão gastar dinheiro com os tais ‘carros de som' que os farão, na verdade, perder votos, porque ninguém acha simpático o fato de ser incomodado com barulho da pior qualidade.

Então, senhores candidatos, não se iludam! Na verdade vocês perdem votos com o barulho que promovem, contratando os famigerados ‘carros de som' para berrarem seus nomes e suas promessas, para cantarem seus jingles horrorosos. Usem o dinheiro que pagam por esse ‘serviço' de outra maneira: coloquem propaganda nos jornais, por exemplo. Polui o jornal, mas é muito mais silencioso, muito mais limpo, mais civilizado.

Luiz Carlos Amorim é coordenador e editor de conteúdo do Grupo Literário A Ilha e autor-colaborador de revistas e jornais no Brasil e Exterior.

Palavra do Leitor

Sem agilidade

A uma semana da eleição e nenhum candidato preocupado com a morosidade da Justiça. O represamento do judiciário é obra das más administrações locais. Frustra as expectativas de quantos lhe batem às portas! Compare-se a agilidade da Justiça em São Caetano com a morosidade de São Bernardo e Diadema. E ninguém se propõe combater a poluição visual, muito menos calçadas novas para os pedestres (São Bernardo só rua nova para os veículos). A Praça Lauro Gomes está alugada aos marreteiros. As ruas Kara, Java, Atlântica e outras passagens obrigatórias de estudantes estão infestadas de ambulantes que lhes impedem passagem segura e os expõem a atropelamento entre veículos em movimento. Incrível que até a movimentada Lucas Nogueira Garces tem estreitamento de calçadas. Pior a Avenida José Amazonas, em Santo André, com prédios até em cima do meio-fio!

Nevino Antônio Rocco

São Bernardo

Luiz Marinho

Luiz Marinho deveria se preocupar em bem administrar a cidade da qual é prefeito, e que disputa a reeleição, ao invés de ficar dando palpite no serviço dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Aliás, é o mal de muitos de nossos administradores e políticos: palpitar o serviço dos outros e esquecer do seu.

Danilo Colombo

São Bernardo

Willian Dib

Estou de pleno acordo com o candidato à reeleição à Prefeitura de São Bernardo, Luiz Marinho. O senhor Willian Dib foi o pior dos piores prefeitos que já vi em meus 38 anos de São Bernardo, principalmente na área da Saúde. Pior é que ainda se dizia médico do coração! Devia ter valorizado melhor o salário que recebia para administrar a nossa São Bernardo.

Ademar Sampaio de Oliveira

São Bernardo

Semáforos

Em São Bernardo, o departamento de trânsito conseguiu deixar mais caótico o que já era. Esse pessoal alterou o tempo para mais em praticamente todos os semáforos da cidade! Muitas vezes ficamos aguardando a abertura, por um, dois minutos sem que venha veículos no outro sentido. Exemplo é o de retorno da Praça dos Expedicionários. Os veículos ficam à espera da abertura por tanto tempo que a fila de veículos na Avenida Senador Vergueiro chega a ultrapassar o semáforo na confluência com a Rua Continental, causando grande congestionamento e na maioria das vezes sem veículos transitando no sentido oposto. Também porque voltaram a fechar a entrada e saída da Avenida Lauro Gomes, no Jardim Três Marias, que facilitava o acesso à Pereira Barreto e, assim, aumentando o trânsito na Senador Vergueiro, no Jardim do Mar.

Fernando Augusto Ramalho

São Bernardo

EMTU

Mais um acidente envolvendo ônibus intermunicipal no Grande ABC! Desta vez no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, deixando vários feridos e contribuindo para congestionar ainda mais o trânsito. Muitos desses coletivos andam sempre cheios, em alta velocidade e desrespeitando a legislação de trânsito. Cadê o governo estadual, através de seu órgão responsável, a EMTU, para fiscalizar e tomar atitude a fim de prevenir esses acidentes e oferecer transporte público de melhor qualidade?

Charles França

São Bernardo

Quadrilha

Acho que a ministra Rosa Weber nunca assistiu ao filme Onze Homens e Um Segredo e suas continuações, para saber que ‘quadrilha' não necessita de ser constante e sim quando há o interesse é formada, inclusive com os mesmos ou outros companheiros. E os ‘quadrilheiros' do Mensalão só não continuaram com o esquema porque Roberto Jefferson os denunciou, e nisso temos de agradecê-lo. Se continuassem provavelmente hoje a nossa liberdade de imprensa teria sido reduzida, bem como outras interferências no nosso cotidiano. Não se deixe influenciar pela nomeação, ministra!

Tania Tavares

Capital 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;