Automóveis Titulo
MC Stradale chega por R$ 920 mil
Do Diário do Grande ABC
29/06/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Inspirado no modelo Trofeo GranTurismo MC que disputa os campeonatos GT4 na Europa, o MC Stradale chegou há uma semana ao Brasil por meio do Grupo Via Italia, importador oficial da marca no País. O carro foi apresentado em Campos do Jordão.

Com 4,93 metros de comprimento, o Maserati GranTurismo MC Stradale é leve, muito potente e alcança 301 km/h de velocidade máxima. O esportivo de luxo será comercializado aqui por R$ 920 mil.

O Stradale possui as linhas aerodinâmicas do Maserati de corrida. Sob o capô, o motor 4.7 V8 entrega 450 cv de potência a 7.100 rpm e torque de 52 mkgf a 4750 rpm. Isso faz com que acelere de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, alcançando a velocidade máxima de 301 km/h.

Por ser baseado em um carro de corrida, o Stradale tem 1.770 quilos, 110 quilos a menos que o GranTurismo S, por exemplo.

O esportivo utiliza eletrônica avançada para reduzir o tempo de troca de marchas. Esse é o primeiro Maserati a contar com modo Race além dos modos Auto e Sport no painel de controle. Essa configuração produz mais pressão aerodinâmica sem aumentar o coeficiente de arrasto aerodinâmico. Também gera mais potência sem aumentar o consumo de combustível e ainda é mais ágil sem sacrificar o conforto e a qualidade de direção, segundo a Maserati.

Com a remoção dos bancos traseiros, é também o primeiro da marca a ter dois lugares desde o MC12. Os freios são os novos Brembo de carbocerâmica, garantindo melhor eficiência. Os pneus são personalizados e desenvolvidos pela Pirelli. A suspensão tem desenho exclusivo e os bancos são de fibra de carbono.

A inspiração para o modelo GranTurismo MC Stradale veio do GranTurismo e do GranTurismo S. Os clientes procuravam um carro que proporcionasse a sensação de pilotar um modelo de corrida GT4. A longa distância entre os eixos melhora a dirigibilidade e estabilidade do carro, que tem desenho especial nos para-choques (traseiro e dianteiro), no capô e nos painéis de proteção frontal.

 

REDUÇÃO DE PESO

O que mais ajudou na redução do peso foi a remoção dos bancos traseiros, deixando o MC Stradale ainda mais esportivo. O trabalho dos engenheiros equilibrando o peso no carro foi essencial para o sucesso. Os bancos dianteiros de fibra de carbono e os freios de carbocerâmica também ajudaram a deixar o carro mais leve.

 

MODOS DE TRANSMISSÃO

O pedal do acelerador é mais sensível em todos os modos de pilotagem e, no modo Race, o nível de intensidade é maior. No modo Sports, o câmbio fica atrás do volante, em sistema de borboleta. Em plena aceleração, é capaz de trocar de marchas em 0.001s e, acima de 4.000 rpm, uma válvula do escape é aberta para um ronco mais intenso e forte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;