Economia Titulo
Mercado 'natural' cresce na região
Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
26/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


A procura por uma vida mais saudável tem gerado bons negócios no Grande ABC. Restaurantes que oferecem comida vegetariana e até mesmo lojas que vendem alimentos e produtos naturais estão marcando presença na região.

Inaugurado há um mês, o restaurante Villa Natural, instalado no Centro de Santo André, comemora o volume de clientes que têm freqüentado o estabelecimento. "No primeiro domingo que abrimos servimos 146 refeições. Isso porque não fizemos propagando do lugar", conta uma dos proprietários, Alexandra Zanoli.

Pensando na falta de opções de restaurantes vegetarianos na região, Alexandra resolveu abrir seu próprio negócio. "Sempre me deslocava para São Paulo. A partir daí surgiu a idéia. O Grande ABC é muito carente desse segmento. É um nicho de mercado que tem muito futuro e público".

Segundo ele, 90% dos seus clientes não são vegetarianos, mas apreciam a comida. "O segredo é apostar na variedade de pratos que são servidos e na sua qualidade. Não foi por acaso que o investimento foi de R$ 500 mil, em média".

Durante os dias da semana o restaurante serve, em média, 100 refeições. O próximo passo é instalar no mesmo ambiente uma loja com produtos orgânicos, integrais e naturais para que as pessoas comprem aquilo que consomem.

Outro exemplo é o Vegethus, também instalado no centro andreense. O restaurante, que tem uma unidade original na Vila Mariana, na Capital, completa dois anos na região. Além abrir todos os dias para o almoço, a filial oferece uma ampla loja com variados produtos. "Podemos dizer que de um ano para o outro o nosso público dobrou de volume. A unidade foi aberta para de fato acolher esse público que está na região", afirma Andrea Costa Xavier, nutricionista e gerente da Vegethus.

Com o sucesso, atualmente, uma vez por mês, o estabelecimento abre no período da noite para servir pizzas doces e salgadas, tudo vegetariano.

Há uma semana foi foi inaugurada, em São Bernardo, a franquia do Mundo Verde - 18ª no Estado de São Paulo. Trata-se de uma de uma loja com alimentos naturais e orgânicos, diet e light, além de CDs, livros, cosméticos, todos com esse propósito. Além disso, oferece ao consumidor lanches naturais, salgados integrais, pães de queijo de soja e bebidas naturais.

Para Daniela Rossi, franqueada da loja, esse mercado é promissor. "Além de ter público adepto e exigente com a saúde, a loja está localizada no centro da cidade. Nada melhor para o negócio do que estar na rua, próximo ao movimento", conta.

Segundo Elísio Joffe, sócio-fundador e diretor de expansão da franquia, o investimento inicial para se abrir uma loja da marca é de aproximadamente R$ 180 mil, para um comércio pequeno, de 60 m². O tempo para que o franqueado tenha este retorno é de, em média, 36 meses. "A média de contratação é de oito pessoas". E os projetos para a região não param. "Queremos abrir unidades em Santo André, São Caetano, Diadema e Mauá. Queremos conquistar mais pessoas", diz Joffe.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;