Cena Política Titulo
Raio X de poucas mudanças na Alesp
Fábio Martins
03/04/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Estudo produzido pelo Transparência Partidária registra que, apesar de renovação de nomes na nova legislatura da Assembleia Legislativa de São Paulo, o cenário pouco muda em relação ao mandato anterior. O Grande ABC elegeu seis representantes, sendo quatro debutantes, e apenas uma mulher (Luiz Fernando Teixeira, Teonilio Barba, ambos reeleitos, e Márcio da Farmácia, Coronel Nishikawa, Thiago Auricchio e Carla Morando). O PSL, do presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, elegeu a maior bancada do Parlamento pela primeira vez na história, mas o bloco não foi capaz de alterar a composição arquitetada à eleição da mesa diretora, que reelegeu Cauê Macris à presidência da casa, com apoio do PT – aliás, Cauê é filho do deputado federal tucano Vanderlei Macris. Mas voltando ao estudo, o levantamento mostra que 80% da Assembleia é composta por homens. A idade média dos deputados é 50 anos e, 88%, branca. Com relação às ocupações dos eleitos em 2018, constatou-se que a maioria (31%) já era deputado; 12% são empresários; 10%, advogado; 5% são policiais militares; e 3%, professores.

BASTIDORES

Encontro
Governador de São Paulo por quatro mandatos, Geraldo Alckmin (PSDB) visitou ontem o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), em seu gabinete, no Paço. Morando compartilhou o encontro via redes sociais, e denominou de “diálogo positivo”. “Abordamos sobre o atual cenário e sua experiência em gestão pública”, citou o prefeito. “Na conversa também destacamos o projeto do Hospital de Urgência, que está em sua fase final de construção”, emendou. Presidente nacional do tucanato, ele está como docente de medicina na Uninove de Mauá, após derrota na eleição presidencial. Fato é que não tem sido comum a visita de Alckmin a agendas políticas. A visita poderia ser indicativo? A conferir.

Agenda no Palácio
Por falar em Morando, o tucano tem agenda oficial hoje com o governador de São Paulo e correligionário, João Doria. Entre os temas mencionados na audiência estão a questão da farmácia de alto custo e o COI (Centro de Operações Integradas), espécie de batalhão especial de combate ao crime, já anunciado para o município – o evento ocorrerá pela manhã, no Palácio dos Bandeirantes. A tratativa sobre descentralização da farmácia é demanda antiga da região, e destacada em lista de prioridades apresentadas pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

Convênio com a Santa Casa
Depois de rompimento firmado pela então prefeita interina Alaíde Damo (MDB), o prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), visitou, recentemente, a Santa Casa para vistoriar as obras e iniciar as tratativas de possível novo convênio, e, assim, voltar a ter atendimentos para maternidade, realização de exames para mamografia, ultrassom e serviços de hemodiálise e cateterismo. “Queremos restabelecer o convênio com o hospital e corrigir esse erro do passado”, disse o socialista. “Então vamos lutar por esse retorno, em um prazo mínimo de 90 dias.”

Ministro confirmou
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, se reuniu ontem, em Brasília, com o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), para discutir questões ligadas ao HM (Hospital Municipal). Durante o encontro, assim como antecipou este Diário, Mandetta assegurou que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) irá suspender a retomada do prédio pela instituição. Além disso, irá auxiliar para que se concretize a doação do prédio para o município, tanto para uso como para negociação futura, caso haja interesse. Outro ponto é a liberação para o cadastro de projetos na área, entre eles a construção de nova unidade.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;