Internacional Titulo
Israel autoriza libertação de presos do Hamas e da Jihad
Da AFP
27/07/2003 | 10:37
Compartilhar notícia


O governo israelense votou neste domingo a favor da libertação, em breve, de 100 palestinos que fazem parte do Hamas e da Jihad Islâmica. A decisão, apoiada pelo primeiro-ministro Ariel Sharon, recebeu 14 votos a favor e 9 contra, de acordo com a rádio pública de Israel.

Sharon, que nesta semana viaja a Washington para um encontro com o presidente George W. Bush, espera apresentar a libertação dos palestinos radicais como prova de sua "boa vontade".

Os ministros dos partidos de extrema direita e a parte "dura" do Likud de Sharon foram contra a libertação dos muçulmanos, classificados como "terroristas".

Na semana passada, o governo autorizou inicialmente a libertação de 350 presos "sem sangue nas mãos", ou seja, que não estiveram envolvidos em atentados antiisraelenses e que não faziam parte nem do Hamas nem da Jihad Islâmica.

Sharon avaliou, entretanto, que os islamitas não envolvidos em violências também poderiam ser libertados. O primeiro-ministro israelense flexibilizou sua postura sob pressão americana e com o objetivo de dar mais força ao dirigente palestino Mahmud Abbas, segundo analistas.

Os palestinos reclamam a libertação de seis mil presos em Israel. Dentro das medidas de "boa vontade", Israel vai permitir também que nove mil palestinos voltem a trabalha em seu território, dos quais cinco mil estão na Faixa de Gaza, 2,5 mil em Qalqiliya (Norte da Cisjordânia) e mais de mil em Belém.

Israel se dispõe ainda a transferir o controle de mais duas cidades da Cisjordânia aos palestinos, Jericó e Qalqiliya, como fez no início de julho com Belém.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;