Esportes Titulo Luto
Em adeus, prefeito promete homenagem a Laís Elena

Ícone do basquete brasileiro deve dar nome ao ginásio principal do Complexo Pedro Dell’Antonia

Por Anderson Fattori
14/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Laís Elena saiu de cena. Definitivamente. Uma das maiores referências do basquete brasileiro recebeu ontem as últimas homenagens, entre elas a do prefeito andreense Paulo Serra (PSDB). O chefe do Executivo anunciou que pretende batizar o ginásio principal do Complexo Pedro Dell’Antonia com o nome da ex-treinadora. Aos 76 anos, ela morreu na terça-feira após dois anos lutando contra câncer na mama. Estava internada no Hospital AC Camargo, em São Paulo. Seu corpo foi velado durante o dia na Câmara de Santo André e depois cremado no Cemitério da Vila Alpina. na Capital.

“É o mínimo que a cidade pode fazer para homenageá-la. É o lugar onde as equipes de Santo André se destacaram, onde ela construiu todo esse legado. Vamos conversar com os familiares para pedir autorização, mas da nossa parte ficaremos honrados de o ginásio dentro do complexo do Pedro Dell’Antonia ter o nome da Laís Elena. Vamos fazer um projeto de Lei o quanto antes”, declarou o prefeito.

Paulo Serra também tentou mensurar o tamanho da perda para a cidade com a morte de Laís. “Perda enorme. Insubstituível. Você vê a quantidade de vidas que ela transformou através do esporte, meninas que vêm para agradecer e contam seus testemunhos de vida. Além de ser uma referência esportiva para o município. É perda irreparável”, constatou.

As pessoas que estiveram no velório destacavam a dedicação que Laís teve durante 51 anos entre jogadora e treinadora para manter o basquete andreense em atividade. Paulo Serra garantiu que a modalidade vai continuar na cidade. “Faremos grande esforço para manter esse legado vivo. Enquanto eu for prefeito, posso garantir que esse espírito da Laís vai estar vivo”, prometeu.

Depois de encerrar a carreira como treinadora em 2015, Laís Elena passou a trabalhar nos bastidores até ser convidada por Paulo Serra para assumir o cargo de secretária adjunta de Esporte e Práticas Esportivas. Segundo o prefeito, foi preciso convencê-la. “Ela tinha muita resistência a entrar na política. Só aceitou porque fizemos ligação do Esporte com a Educação para formação integral do indivíduo e ela acreditava muito nisso. Claro que dessa formação surgiram talentos de nível técnico alto, que mantiveram o time de Santo André em evidência no basquete brasileiro, mas era na formação integral, na transformação da vida das pessoas que Laís pensava”, enfatizou.

Mesmo com a morte de Laís, por enquanto está mantida a estreia de Santo André na Liga Nacional, amanhã, contra São Bernardo, fora de casa.

Coordenador de S.Bernardo sofre infarte

Um grande susto causou correria no fim do velório de Laís Elena. Durante a oração, o coordenador de basquete feminino de São Bernardo, Mauro Bassoli, passou mal e foi retirado às pressas do saguão da Câmara de Santo André, que estava abafado devido ao grande número de pessoas.

A princípio, jogadoras tentaram abaná-lo, mas como ele não reagia o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado. A ambulância demorou 25 minutos para chegar e encaminhou o dirigente ao Hospital Brasil.

“Ele chegou infartado. Por sorte, a equipe do hospital entendeu a gravidade da situação, fez atendimento rápido e o levou para a sala de cirurgia. Ele passou por cateterismo de urgência para desentupir uma artéria que estava 100% parada e está na UTI”, explicou o técnico do basquete de São Bernardo, Márcio Bellicieri, que acompanhou o amigo. “Ele está bem, estável e consciente. Mas vai ficar mais três dias pelo menos na UTI para ser monitorado e verificar a necessidade de outros procedimentos”, acrescentou.

Recentemente, Bassoli já havia sido submetido a cateterismo e, no dia 21 de fevereiro, anunciou nas redes sociais que terá de fazer cirurgia de redução do estômago.

Janeth revela parceria com a ex-técnica

Uma das principais joias lapidadas por Laís Elena, Janeth Arcain deu depoimento e se emocionou ao falar da ex-treinadora, que ela definiu como “mãezona”. O que pouca gente sabe é que elas tinham iniciado justamente na terça-feira projeto envolvendo Esporte e Educação, que era um sonho de Laís Elena.

“Começamos ontem (terça-feira) esse projeto com as escolas municipais de Santo André. Visitamos alguns colégios, inclusive era para ela estar presente”, contou Janeth, bastante emocionada.

A ideia é oferecer atividades esportivas para estudantes da rede municipal. Por enquanto, 120 crianças estão sendo contempladas. “Agora tenho ainda mais força para continuar. Esse era um sonho que ela tinha”, destacou a ex-atleta.

Janeth também está ajudando a equipe profissional. Aproveitando seu nome no mercado, ela caça patrocinadores para o time. “Iniciamos projeto bacana para buscar apoio na iniciativa privada. Quero aproveitar o meu conhecimento com empresas para buscar recursos para continuar com esse sonho de ter o basquete forte em Santo André. Semana que vem, teríamos um café com empresários da região. Uma pena, mas vou continuar”, prometeu.

Hortência e Paula elogiam persistência que manteve viva a equipe andreense

O saguão da Câmara de Santo André recebeu dezenas de jogadoras e ex-atletas na despedida a Laís Elena. Entre elas, a Rainha Hortência e Magic Paula, duas das maiores da história. Elas testemunharam os momentos que viveram ao lado da ex-treinadora.

“Laís construiu muitas jogadoras e mais do que isso, mulheres. Foi muito importante para o basquete, principalmente de Santo André, que só existe até hoje porque ela ia atrás de todo mundo para manter o time”, contou Hortência, que por pouco não veio para Santo André. “Pouca gente sabe disso, mas estive perto de trabalhar com ela. A Suvinil queria patrocinar o Santo André, mas condicionou o apoio à minha contratação. Acabou não dando certo”, lamentou a Rainha.

Já Magic Paula lembrou da personalidade de Laís. “Nós somos do mesmo dia (11 de março), piscianas, tenho muito do perfil dela. De falar a verdade e sempre querer o melhor das coisas. Laís viveu a vida dela pelo basquete, com dedicação exclusiva. Santo André sempre conseguiu ter time. O que fica é esse legado de amor à modalidade. Ela cumpriu sua missão”, destacou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;