Economia Titulo
Nasdaq quer criar plataforma comum para investimentos privados
Por Da AFP
12/11/2007 | 17:44
Compartilhar notícia


O Nasdaq, em parceria com 12 bancos, está estudando a possibilidade de criar uma plataforma comum para aplicações privadas de grandes investidores, anunciou o grupo nesta segunda-feira em um comunicado.

Os investimentos privados, de acordo com a regra 144ª do mercado financeiro americano, permitem que os investidores aumentem seus fundos sem o ônus dos procedimentos e das verificações burocráticas preliminares exigidas para aplicações em Bolsa.

Atualmente, este tipo de aplicação em títulos só pode ser feito em bancos, instituições ou fundos definidos como investimentos classificados ("Qualified institutional buyers") pela comissão de valores mobiliários americana, a SEC.

"O Nasdaq e os 12 bancos decidiram criar a aliança 'Portal', um sistema padrão para o mercado de ações de acordo com a regra 144A", para coordenar os diversos sistemas que cada um desenvolveu independentemente.

O sistema específico do Nasdaq começou a funcionar na segunda quinzena de agosto. Os bancos membros desta aliança são Bank of America, Bear Stearns, Citigroup, Credit Suisse, Deutsche Bank, Goldman Sachs, JPMorgan, Lehman Brothers, Merrill Lynch, Morgan Stanley, UBS e Wachovia.

Esta plataforma comum, que será administrada pela Bolsa eletrônica americana, vai criar um sistema padrão com procedimentos uniformes tanto para os emissores como para os investidores, o que garante mais eficácia e maior transparência ao mercado de títulos 144A, indicou o Nasdaq em um comunicado.

"Esta colaboração ainda está sujeita a um acordo definitivo e às autorizações da SEC", segundo o Nasdaq. De acordo com dados da imprensa americana, as somas aplicadas no mercado "144A" ultrapassaram as dos mercados financeiros americanos (Nasdaq e New York Stock Exchange) em 2006.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;