Internacional Titulo
Número dois da Al Qaeda visitou o Iraque na época de Saddam
Da AFP
23/05/2005 | 08:52
Compartilhar notícia


O ex-premiê iraquiano Iyad Allawi afirmou que o número dois da Al Qaeda, Ayman al-Zawahiri, visitou em 1999 o Iraque, na época do governo de Saddam Hussein. O ditador sempre negou qualquer vínculo com a rede terrorista.

Segundo Allawi, o jordaniano Abu Mussab al-Zarqawi, líder do braço iraquiano da Al Qaeda, entrou provavelmente no mesmo período no Iraque, onde começou a criar células da rede de Osama Bin Laden e estabeleceu vínculos com o Ansar al-Islam, um grupo extremista que tinha sede no Curdistão iraquiano.

"Tomamos conhecimento do que confirma a visita de Zawahiri ao Iraque, onde entrou com um nome falso por ocasião do IX Congresso Popular Islâmico, que aconteceu em setembro de 1999 em Bagdá e onde se desenvolviam reuniões paralelas de islamitas que dirigiam redes terroristas no mundo", contou o ex-premiê ao jornal árabe Al-Hayat.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;