Setecidades Titulo Retrospectiva
Adolescentes protagonizam casos de repercussão no Estado

Jovem tem a testa tatuada após suspeita de roubo; garoto morre à caminho da escola e menino é vítima de ação policial

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
31/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Três casos envolvendo adolescentes ganharam destaque neste ano no Grande ABC e também no País. O primeiro deles ocorreu em junho, quando dois homens foram presos após tatuar a testa de um garoto de 17 anos acusado de roubar uma bicicleta. Dois meses depois, crime comoveu moradores de São Bernardo, cidade em que jovem de 15 anos foi morto a caminho da escola, após reagir a um assalto. Em novembro, a comunidade de Santo André se revoltou com a perda de estudante de 14 anos, baleado durante ação policial enquanto se deslocava até o mercado para comprar bolacha.

A frase ‘Eu sou ladrão e vacilão’ foi a escolhida pelo tatuador Maycon Wesley Carvalho dos Reis, 27, e pelo pedreiro Ronildo Moreira de Araújo, 29, para marcar a testa de um adolescente morador do Jardim Ipê, em São Bernardo. A agressão foi filmada pelos responsáveis e amplamente divulgada nas redes sociais. Os dois homens foram presos em flagrante e seguem à espera de julgamento. Já o menor foi encaminhado para clínica de reabilitação no Interior, onde trata o vício em álcool e drogas, e passa por sessões de remoção da tintura.

No caso do jovem Vinícius de Lima Vilela, triste e lamentável série de coincidências do destino marcaram sua morte. No Dia do Estudante, 11 de agosto, o garoto foi baleado com um tiro nas costas na Rua Caminho da Educação, a poucos metros da EE Professor Mario Osório. O crime foi presenciado pelo pai da vítima, o pedreiro José Pereira Vilela, 53, morto 15 dias depois, após cair do quarto andar do prédio em que residia.

Luan Gabriel Nogueira de Souza fecha a lista de tragédias juvenis do Grande ABC. O menino teve sua vida interrompida ao ser atingido por um tiro na cabeça durante perseguição policial no Parque João Ramalho. Tudo aconteceu enquanto o jovem estava a caminho da mercearia, onde compraria pacote de bolacha para saciar a fome antes do almoço. Os policiais envolvidos no crime seguem afastados de suas funções na Polícia Militar. A conclusão do inquérito policial depende dos resultados do laudo da reconstituição e de exame balístico.

 

FEMINICÍDIO

Outro caso que chocou a região foi a morte Talita Karen Miranda Ferreira, 24, em outubro. Ela foi enforcada pelo ex-companheiro, Thiago Santos Brasileiro, 32, dentro do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Santo André, na Vila Palmares, durante visita. O motivo teria sido o fim do relacionamento.

 

Investimento diminui fila por consulta; febre amarela preocupa

 

A área da Saúde foi uma das que mais receberam atenção dos gestores públicos das sete cidades neste ano.

Denominado Saúde Fila Zero, o programa andreense foi iniciado em abril, com 128 mil pacientes, e após parcerias com a rede privada e a realização de mutirões, o município conseguiu reduzir a fila de espera por consultas e exames. Outra ação de impacto foi a reabertura do Hospital Dia, instalado no CHM (Centro Hospitalar Municipal). Por fim, o QualiSaúde obrigou o fechamento de sete postos para reforma.

Em São Bernardo, o Saúde Prioridade realizou 76 mil atendimentos e zerou a fila por consultas e exames. No caso das cirurgias, cuja fila de espera era de 3.178 pessoas, o prazo é até fevereiro.

Depois de revitalizar e ampliar a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica do Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido, São Caetano fechou o Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin para obras. Além disso, a Prefeitura anunciou a criação de Centro Municipal de Obesidade e Distúrbios Metabólicos.

Mauá reabriu o PS (Pronto-Socorro) do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, depois de dois anos e meio de obras e investimento de R$ 6,7 milhões.

FEBRE AMARELA

O avanço da febre amarela também foi notícia em 2017. Na região, apenas Santo André registrou óbitos em razão da doença: a professora Thalita Beneduzi, 28 anos, em fevereiro. Já foram confirmadas dez mortes de humanos devido à doença no Estado.

Além disso, desde julho de 2016 já foram observadas 2.147 epizootias (morte ou adoecimento de primatas não humanos) no Estado, o que motivou o fechamento de pelo menos 15 parques.

 

Ataques à natureza são alvo de série

 

Série de reportagens produzidas pelo Diário em setembro, mês em que se comemora o Dia da Árvore, cumpriram o papel de alertar população, especialistas e autoridades para problema latente: a degradação de duas joias do Grande ABC, Represa Billings e Mata Atlântica.

Após sobrevoo de helicóptero pela região, foi possível identificar o ciclo da devastação, que começa com a derrubada de árvores e a abertura de clareiras para a construção de moradias irregulares.

Como resultado da ocupação humana em área de preservação, as águas do manancial assumem cores diferentes devido à poluição. E à medida em que o desmatamento aumenta há o assoreamento, cujo avanço culmina na perda da capacidade de reservação da represa e na desertização da área.

O cenário exige ações pontuais para ampliar índices de coleta de esgoto e avançar no tratamento da água poluída.

 

LINHA DO TEMPO

 

Janeiro
Em protesto contra cobrança de R$ 1 para integração em Diadema, Lauro Michels fecha entrada de terminal. Afundamento obriga Sto.André a fechar ponte na Av. dos Estados.

 

Fevereiro
Daniel Masson, 35, é atropelado e morto pela própria namorada, após discussão. Diadema ganha núcleo para realização de audiências conciliatórias.

 

Março
Coronel Paulo Henrique Fontoura Faria assume o comando da Polícia Militar no Grande ABC. Santo André e São Bernardo fecham o cerco contra pichadores.

 

Abril
Sabina, em Santo André, reabre após cinco meses de obras. Forte chuva derruba segunda ponte na Avenida dos Estados em menos de três meses.

Maio

São Bernardo contrata IPT para realizar auditoria das obras do Drenar. Mauá entrega reforma do Terminal Central, que passa a oferecer café da manhã.

 

Junho
Centro de Operações da Polícia Militar muda para a Capital. Secretário de Esportes de Mauá, Sandro Paccola, morre ao ser baleado. O pai, Álvaro, sofre infarto em seguida.

 

Julho
Ex-assessor de partido do presidente da Bolívia, Evo Morales, é preso por narcotráfico em São Bernardo. Orlando Filho, fotógrafo do Diário, morre aos 54 anos.

 

Agosto
Dois moradores de rua de Santo André são mortos a pauladas após discussão. MEC oficializa abertura de cursos de Medicina em São Bernardo e Mauá.

 

Setembro
São Bernardo reforça fiscalização no pós-balsa para evitar desmatamento. MTST ocupa terreno privado no bairro Assunção e instala 8.000 tendas.

 

Outubro
Diário OnLine passa por modernização. Santo André proíbe uso de radares móveis. Casa Herbert Richers, em Ribeirão Pires, é tombada pelo município.

 

Novembro
Em São Caetano, DAE passa a se chamar Saesa e assume coleta de lixo. Matheus Bastos de Oliveira, 17 anos, de São Bernardo, vence o Desafio de Redação.

 

Dezembro

Dez toneladas de salmão são incineradas, em Mauá, após cinco anos em aeroporto. Região ganha central para controle de emergências causadas pela chuva.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;