Política Titulo Em Barcelona
Prefeitos visam ideias de Mobilidade

Paulo Serra, de Sto.André, e Auricchio, de S.Caetano, participam de congresso de cidades inteligentes na Espanha

Por Raphael Rocha
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
14/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Prefeitos do Grande ABC que participarão da Smart City Expo & World Congress, um congresso mundial que debaterá práticas de municípios inteligentes, em Barcelona, na Espanha, Paulo Serra (PSDB), de Santo André, e José Auricchio Júnior (PSDB), de São Caetano, nutrem expectativa de debater ideias para Mobilidade Urbana na região.

O evento começa oficialmente hoje e vai até o dia 16. Grupo capitaneado pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos) viajou para a Espanha – 12 cidades brasileiras estão representadas. Ontem, segundo Auricchio, uma comitiva de prefeitos brasileiros conheceu alguns projetos na área de transporte e também no tratamento de resíduos sólidos. No fim do dia houve um jantar com empresários locais.

“Há em Barcelona algo que já foi motivo de discussão no passado em São Paulo, que é a criação de uma autoridade metropolitana de transporte, que seria responsável pela integração dos modais e confecção de políticas públicas integradas para o setor. A Região Metropolitana de São Paulo possui diferentes modais, mas cada empresa cuida separadamente de seu espaço. Precisamos saber quem é o dono do cavalo nessas horas”, discorreu o tucano de São Caetano.

Paulo Serra apontou melhoria na Mobilidade Urbana como desafio e ressaltou expectativa de encontrar soluções práticas para gerenciamento do tráfego nas ruas. “Temos claro que, no Brasil, ainda vivemos na era analógica. Pudemos perceber que os equipamentos são integrados, inteligentes. O mesmo sistema que gere a iluminação pública, acendendo a luz quando escurece o dia, é o que faz contagem do número de veículos nos semáforos, por meio de câmeras, para auxiliar o fluxo, principalmente nos horários de pico, e ajuda na política de monitoramento, se houver alguma ocorrência no trânsito. Essa tecnologia contribui diretamente para funcionamento do serviço público.”

O tucano andreense mostrou otimismo ao ver como funciona o sistema de estacionamento rotativo em Barcelona. “Há diferença no sistema de zona azul. As máquinas (de parquímetro) aceitam cartão de débito e crédito, sistema que funciona por satélite, e são sem fiação elétrica. A carga (da bateria) é solar. Portanto, é módulo autossustentável”, afirmou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;