Internacional Titulo
Portugal previne poluição depois do naufrágio do Prestige
Por Da AFP
21/11/2002 | 09:33
Compartilhar notícia


As autoridades portuguesas continuam em estado de alerta para evitar a poluição das águas do litoral Norte do país, após o naufrágio do petroleiro Prestige, perto da Galícia, na Espanha.

"Hoje o vento sopra do Sul, levando a camada de petróleo para o Norte, em direção ao litoral espanhol", declarou aos jornalistas o comandante Augusto Ezequiel, diretor técnico do Instituto Hidrográfico Português.

Segundo as previsões meteorológicas para os próximos seis dias, o vento deve continuar soprando do Sul, que é a sua orientação normal nesta época do ano. Mesmo assim, o governo português promete continuar se preparando para o pior.

O primeiro-ministro José Manuel Durão Barroso declarou aos jornalistas que o governo está "tomando todas as medidas" para preservar o litoral, destacando que "as ondas e o vento podem ser mais fortes que os governos".

O governo português montou uma unidade de crise, sob a direção do ministério da Defesa, que preparou um plano de emergência com medidas que deverão ser adotadas em caso de maré negra.

Um dia antes do naufrágio, o governo português se negou a ceder seus portos para que o navio pudesse ser atracado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;