Internacional Titulo
EUA e Japão vão discutir seqüestros cometidos por Pyongyang
Da AFP
25/07/2005 | 11:06
Compartilhar notícia


Estados Unidos e Japão vão aproveitar as negociações sobre o programa nuclear de Pyongyang para resolver a questão dos seqüestros de japoneses cometidos pela Coréia do Norte. As negociações vão começar nesta terça-feira em Pequim.

"Japão e Estados Unidos cooperarão estreitamente para conseguir avanços substanciais durante a quarta série de negociações", informa um comunicado divulgado pela delegação nipônica. "Japão e Estados Unidos também confirmaram que vão cooperar de maneira apropriada na questão dos seqüestros", diz o texto.

China, as duas Coréias e a Rússia já informaram que não concordam que este tema seja levado à mesa de negociações, que tem por objetivo acabar com o programa nuclear militar da Coréia do Norte.

A Coréia do Norte admitiu ter seqüestrado 13 japoneses nos anos 70 e 80 para formar espiões norte-coreanos no idioma e cultura japoneses. Cinco deles voltaram ao Japão em 2002. Pyongyang afirmou que os outros cinco morreram.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;