Memória Titulo
Presentes em forma de publicações
Ademir Medici
27/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 ‘RAÍZES’

O número 54 da revista semestral da Fundação Pró-Memória de São Caetano focaliza, como tema principal, o esporte na cidade. Do futebol à natação, do basquetebol ao tênis. E quantos esportes mais Raízes oferece nas primeiras 66 páginas da edição...

Nas demais páginas temas como o início da contabilidade em São Caetano, um tema raro abordado com capricho pelo contabilista Narciso Ferrari.

Há espaço para o exercício da historia oral, personagens os mais diversos, arte contemporânea, poesias e crônicas – olha o Oscar Garbelotto aí, gente! No total, mais de 130 páginas para ler. E guardar para consultar sempre.

Dois registros:

1 – Paula Fiorotti, a editora, refere-se à foto da capa escolhida: “Um atleta em pleno movimento, no exato momento de sua ação, com coração, mente e corpo voltados a um único objetivo, o pódio”.

2 – Sonia Xavier, a presidente: “Seja Raízes 54 uma peça a mais na reconstrução do nosso passado, um legado fidedigno para os que se interessam por quem somos e como chegamos até aqui”.

SETENTA

Dalila Teles Veras, a poeta do Grande ABC, aproveita o gancho da idade para ouvir 70 leitores que apontam os poemas que mais os tocaram. O título – vejam a capa – diz tudo: idade cronológica, poemas e os leitores presentes.

Os leitores escolhem e escrevem sobre o que escolheram da obra de Dalila: “Quando você solicitou-me que sugerisse dois poemas de alguns dos seus livros, fiquei pensando não somente na poeta Dalila, mas nas muitas Dalilas que aprendi a conhecer e admirar”, explica Neusa Borges, de São Bernardo.

Nós aqui, da Memória, imaginamos, nunca escrevemos que a poesia da Dalila tem o ritmo da boa música universal: “Luneta da arte em punho, Mané reinventa o mundo e se descobre singular”. Se não falamos, falamos agora. Só falta musicar.

TAMISES

E tem a Academia de Letras da Grande São Paulo (leia-se sede em São Caetano) lançando o número 14 da sua revista, gestão da presidente Maria Zulema Cebrian: “Este foi um ano de muitas decepções nos campos político, administrativo e econômico do País, no entanto rico em amadurecimento literário e em apresentações de grande valor para a literatura”, escreve a presidente.

Foi o ano do centenário de Rinaldo Gissoni, a quem a Academia se inspirou em 2016, homenageando-o.

E em mais de 180 páginas a Academia mostra que entre os meios de produção do Grande ABC faz parte o mundo das letras e da memória, sintetizado por Humberto Domingos Pastore: “O que te faz viajar no tempo? Não para frente, mas te mandando diretamente para o teu passado. Que frase, que cheiro, que imagem, que som tem o dom de te transportar para teus cinco, oito, 12, 16 ou 20 anos?”.

Que cada um apresente a sua resposta.

Diário há 30 anos

Sábado, 27 de dezembro de 1986 – ano 29, edição 6326

Manchete – Poupança volta a ter rendimento mensal em janeiro

Comportamento – Muitas queixas sobre estado de conservação dos orelhões.

Gente – O jornalista e radialista Jurandir Alfredo Martins, da Rádio Diário, concede entrevista a Milton Alves: “De tudo um pouco na vida”. E escala a sua seleção de futebol de todos os tempos:

n Roma (goleiro da Argentina), Djalma Santos (Brasil), Figueroa (Chile), Bobby Moore (Inglaterra), Nilton Santos (Brasil), Beckembauer (Alemanha Ocidental), Zizinho (Brasil), Pelé (Brasil), Mané Garrincha (Brasil), Pedro Rocha (Uruguai) e Canhoteiro (Brasil).

Nota – Trinta anos depois, o querido Jura manteria esta mesma seleção mundial? Ou outros nomes substituíram aqueles escalados em 1986? Com a palavra, Jurandir Martins, que permanece na ativa como importante analista do futebol nacional e internacional.

Polícia – Em Diadema, polícia caça três assaltantes.

Em 27 de dezembro de...

1916 – Benedito Firmo de Lima, secretário da Prefeitura de São Bernardo, é aprovado com boas notas nos exames finais do curso do Instituto de Comércio de São Paulo.

Nota – Foi o primeiro, ou um dos primeiros, morador do Grande ABC a se formar contador, então guarda-livros.

A guerra. Do noticiário do Estadão: os aliados resolvidos a continuar a luta até a vitória.

1971 – Derrubado o prédio do antigo Cine Santo André, na Rua Alfredo Flaquer, para a passagem da Avenida Perimetral.

1976 – Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André relança O Metalúrgico. O jornal anterior havia sido extinto em 1974.

Transporte urbano incluído nas metas da racionalização.

Municípios Paulistas

Hoje é o aniversário de Espírito Santo do Pinhal, Fernão, Gavião Peixoto, Salto Grande, Tapiratiba e Trabijú.

Espírito Santo do Pinhal foi elevado a município em 1877, quando se separa de Mogi Mirim. Celebra o aniversário reportando-se a 27 de dezembro de 1849, data da doação do terreno para a construção da sua primeira capela.

Salto Grande. Elevado a município em 1911, quando se separa de Santa Cruz do Rio Pardo.

Tapiratiba. Elevado a município em 1928, quando se separa de Caconde.

Fernão. Elevado a município em 1995, quando se separa de Gália.

Gavião Peixoto. Elevado a município em 1995, quando se separa de Araraquara.

Trabiju. Elevado a município em 1995, quando se separa de Boa Esperança do Sul.

Municípios mineiros

Trinta e três municípios de Minas Gerais celebram seus aniversários hoje:

Antonio Carlos.

Campo do Meio, Capitólio, Carmo do Cajuru, Carmópolis de Minas, Coimbra, Coqueiral, Crucilândia e Cruzília

Delfim Moreira e Dionísio.

Estiva e Estrela do Indaiá.

Inhaúma e Itapagipe.

Janaúba, Jequitaí, Jequitibá, Jesuânia, Joaíma, Jordânia e Juruaia.

Lagoa da Prata.

Nanuque.

Pocrane e Pratinha.

Ribeirão Vermelho e Rio Acima.

Salto da Divisa e Santa Cruz do Escalvado.

Toledo.

Vespasiano e Virgem da Lapa.

Outros aniversários

No Pará, Abel Figueiredo, Cumaru do Norte, Faro e São João da Ponta.

No Rio Grande do Norte, Água Nova, Jandaíra, Lucrécia e Passagem.

Em Santa Catarina, Atalanta.

Em Rondônia, Buritis, Chupinguaia, Pimenteiras do Oeste e São Francisco do Guaporé.

Na Paraíba, Caaporã e Pilõezinhos.

No Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Cocal dos Alves, São Gonçalo do Gurguéia, São Miguel do Fidalgo e Socorro do Piauí.

No Ceará, Catunda e Hidrolândia.

Na Bahia, Jaguaripe.

Em Goiás, Vila Propício.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;