Internacional Titulo
Explosão em mesquita xiita no Paquistão causa quatro mortes
Por Da AFP
10/10/2004 | 14:32
Compartilhar notícia


Quatro pessoas morreram e várias ficaram feridas em um atentado com explosivos neste domingo contra uma mesquita xiita em Lahore, no Paquistão.

Um homem tentou entrar na mesquita e antes de ser detido detonou os explosivos que carregava, matando os dois seguranças que o haviam interceptado e um rapaz de 12 anos, explicou o oficial da polícia local Zahir Uddin. O autor do atentado também morreu na explosão.

"Quando os guardas o interceptaram na porta da mesquita, abriu fogo e se jogou matando dois dos guardas", informou a Polícia. Este foi o terceiro atentado realizado nos últimos dez dias contra as comunidades muçulmanas sunita e xiita do Paquistão. No total, foram registradas 75 vítimas fatais.

A mesquita xiita de Kashmiryan, que fica perto da Porta Mochi, na antiga cidade de Lahore, foi colocada sob vigilância depois de dois atentados. Centenas de pessoas iam à mesquita para a oração da tarde quando aconteceu a explosão.

Quatro feridos foram levados para o hospital, onde se comprovou que não correm risco de vida, afirmaram fontes médicas.

No dia 1º de outubro um suicida matou 30 xiitas em uma mesquita em Sialkot e seis dias depois a explosão de um carro-bomba provocou a morte de 41 sunitas em Multão.

A violência entre as comunidades muçulmanas sunita (80% da população) e xiita (15%) provocou pelo menos 169 mortes em 2004 e mais quatro mil desde o início dos anos 80.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;