Cultura & Lazer Titulo
Museu tem público recorde para ver 'O Grito' na Noruega
Das Agências
02/10/2006 | 15:58
Compartilhar notícia


Mais de 5,5 mil pessoas visitaram na última semana o museu "Munch" de Oslo para voltar a ver "O Grito" e "A Virgem dos Rochedos", os célebres quadros de Edvard Munch roubados em 2004 e recuperados em 31 de agosto.

Segundo a agência Ansa, a elevada freqüência, de 1.110 pessoas por dia, um número que em setembro do ano passado era quatro vezes inferior, se deve ao fato de que a direção do museu decidiu festejar a recuperação com a exposição temporária das duas pinturas antes de serem submetidas a uma restauração de pelo menos um ano.

Os quadros, roubados em uma operação relâmpago em 22 de agosto de 2004 por dois homens armados e mascarados, sofreram leves danos, e agora "O Grito" está amassado no canto inferior esquerdo, enquanto "A Virgem dos Rochedos" tem um raspão e um buraco de três centímetros.

As obras foram encontradas em circunstâncias não muito claras, e os autores do roubo não foram presos.

Em compensação, três cúmplices secundários foram condenados em primeira instância a penas de quatro a oito anos de prisão em 2 de maio desse ano. O processo de apelação será feito em 20 de fevereiro de 2007.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;