Internacional Titulo
Primeiro suspeito é acusado por atentados de Londres
Por Da AFP
07/08/2005 | 12:09
Compartilhar notícia


Um primeiro suspeito chave dos atentados de julho em Londres foi acusado formalmente neste fim de semana, ao mesmo tempo que outro homem preso nas investigações foi deportado da Zâmbia para a Grã-Bretanha, um mês depois da primeira e letal série de ataques.

Yassin Hassan Omar, um somali de 24 anos que morava na zona norte de Londres, foi indiciado por conspiração para assassinar passageiros do transporte público londrino e posse de explosivos, anunciou a Scotland Yard na noite de sábado. O acusado, suspeito de tentar detonar uma bomba na estação de metrô de Warren Street (norte de Londres) no dia 21 de julho, comparecerá a um tribunal da capital britânica na segunda-feira.

Os quatro atentados frustrados de 21 de julho não causaram vítimas, já que as bombas não explodiram.

O britânico de origem indiana Haroon Aswat, preso na Zâmbia e apontado pela imprensa americana e britânica como o incentivador dos atentados de 7 de julho que deixaram 56 mortos - incluindo quatro terroristas - e 700 feridos, foi deportado neste domingo. Aswat deixou Zâmbia nesta manhã, mas as autoridades não divulgaram o horário de sua chegada a Grã-Bretanha.

Londres também espera a extradição de Hamid Issac, outro suposto autor dos atentados falhos de 21 de julho, preso em Roma e acusado pela Justiça italiana no dia 1º de agosto. Issac, conhecido como Osman Hussain, um britânico de origem etíope e 27 anos, admitiu ter tentado atacar a estação de metrô de Shepherd's Bush (oeste de Londres).

Isaac foi acusado na Itália de associação com fins de terrorismo internacional e posse de documentos falsos. Sua audiência de extradição para a Grã-Bretanha foi marcada para 17 de agosto.

Trinta e nove pessoas foram presas na Grã-Bretanha durante a investigação dos atentados. Sete, incluindo duas mulheres, foram indiciadas e outras nove permanecem detidas. Seis dos indiciados são acusados de ocultar informações que poderiam ter levado à prisão de Isaac, incluindo sua esposa e sua cunhada.

Enquanto os londrinos temem novos atentados, o chefe da Scotland Yard, Ian Blair, declarou ao Mail on Sunday que deseja aumentar o número de policiais armados na capital. "Realmente precisamos de mais agentes armados e prevejo um aumento de várias centenas", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;