Automóveis Titulo
Delphi mostra sistemas de segurança
Do Diário do Grande ABC
10/10/2007 | 07:00
Compartilhar notícia


A Delphi anunciou, na última edição do Salão de Frankfurt, no mês passado, novidades para a segurança automotiva: sensores de radar, sistema pré-colisão com assistência autônoma de frenagem, detecção de pedestres e avisos de colisão. As novidades chegarão ao mercado europeu em 2009.

O grande foco do fabricante durante o desenvolvimento destes sistemas foi a redução de custos para as montadoras e, conseqüentemente, para o consumidor final.

O radar permite que as montadoras eliminem sensores redundantes, pois detecta a distância do objeto, enquanto sistemas de visão confirmam a classificação de objetos identificados: veículos, placas e sinalização de trânsito, pontes, túneis, entre outros.

A Delphi está desenvolvendo um sistema baseado em uma única câmera com múltiplas funções. A tecnologia pode integrar outros recursos, como uma advertência de saída de faixa de pista, controle inteligente de faróis, sensores de chuva e luz, visão noturna ativa, reconhecimento de sinais de trânsito e detecção de pedestres.

A advertência de saída de faixa de trânsito rastreia os limites das faixas pintadas na pista e ajuda a advertir o motorista caso o veículo comece a sair da faixa não-intencionalmente.

Esta mesma câmera opera a função de detecção de chuva que ativa os limpadores de pára-brisa quando há umidade no local.

A câmera também permite que o controle inteligente de faróis ative os faróis altos de acordo com a iluminação e com as condições de tráfego e automaticamente reduza a iluminação no caso de haver trânsito no sentido contrário.

Já a visão noturna ativa utiliza faróis de infravermelho para iluminar o cenário da estrada adiante e exibe uma imagem ampliada no veículo. O sistema fornece a visibilidade do farol alto sem cegar o motorista que vem no sentido contrário e traz imagens de aparência mais natural do que os sistemas de visão térmica e também permite que objetos intensos não-térmicos, como árvores e marcadores de faixas, sejam vistos.

A câmera também permite a detecção de pedestres. O sistema prevê possíveis impactos e ativa medidas para reduzir ferimentos.

Tecnologias de proteção de pedestres estão recebendo muita atenção na Europa e em países onde há cidades densamente povoadas.

Utilizando a mesma câmera para reconhecer e ler sinais e placas relacionadas à estrada e ao trânsito, o sistema pode alertar o motorista às variadas condições adiante, como limites de velocidade e áreas onde a ultrapassagem é proibida.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;