Internacional Titulo
Fontes afirmam existência de novo serviço de inteligência dos EUA
Da AFP
25/01/2005 | 07:31
Compartilhar notícia


Um dia após o governo dos Estados Unidos negar a informação, fontes do Pentágono admitiram a existência de uma nova unidade secreta de inteligência no exterior desde 2003 sob a autoridade do secretário da Defesa Donald Rumsfeld.

As missões de inteligência no exterior são executadas por um grupo anteriormente desconhecido dentro do Pentágono, denominado Unidade de Apoio Estratégico, sob a autoridade da DIA (Agência de Investigação do Pentágono – sigla em inglês), disse um funcionário na segunda-feira, sob a condição de anonimato.

Segundo as fontes, as equipes, integradas por funcionários, tradutores, analistas e investigadores, trabalham em coordenação com os membros das forças especiais em missões específicas com o objetivo de melhorar a capacidade de "investigação humana", como as que provocaram falhas dos Estados Unidos na preparação da guerra no Iraque.

"A intenção desta ajuda é fornecer mais informação de inteligência em tempo real para as operações militares em campo, como Afeganistão e Iraque. A captura de Saddam Hussein precisou de muita espionagem refinada", afirmou o mesmo funcionário.

O Pentágono havia desmentido na segunda-feira as especulações da imprensa a respeito da criação de uma nova agência de espionagem sob o controle direto do secretário de Defesa. "Não há nenhuma unidade que responda diretamente ao secretário de Defesa para operações clandestinas, como a descrita na reportagem do Washington Post de 23 de janeiro de 2005", afirmou o porta-voz do Pentágono, Larry DiRita.

O Washington Post relatou no domingo que o Pentágono havia criado uma unidade de espionagem encarregada de obter informações de inteligência no exterior, sob o controle direto de Rumsfeld. Segundo o jornal, que citou documentos e entrevistas com participantes, a agência se chamaria Departamento de Apoio Estratégico e teria atuado secretamente durante dois anos no Iraque e no Afeganistão, além de outros locais que as fontes do jornal não revelaram.

Também de acordo com o Post, a nova agência secreta de espionagem teria sido planejada para fornecer a Rumsfeld ferramentas para as chamadas tarefas de inteligência humana, como interrogatório de prisioneiros e recrutamento de espiões estrangeiros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;