Internacional Titulo
Eleições palestinas: Abbas inicia comícios na Cisjordânia e Faixa de Gaza
Da AFP
28/12/2004 | 12:48
Compartilhar notícia


O líder da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Mahmud Abbas iniciou nesta terça-feira sua viagem pela Cisjordânia e Faixa de Gaza para divulgar sua candidatura à presidência da Autoridade Nacional Palestina (ANP). Ele planeja realizar comícios nestas cidades.

Abbas, candidato do movimento Fatah, é grande favorito para vencer a eleição presidencial de 9 de janeiro. Ele discursará em um estádio de Jericó, primeira cidade da Cisjordânia que teve acesso ao regime de autonomia em 1994, depois dos acordos de Oslo.

"Abu Mazen (nome de guerra de Abbas) inicia hoje uma vasta campanha popular com um comício em Jericó. Nos próximos dias acontecerão comícios similares em outras cidades", declarou o porta-voz da campanha, Ahmad Abdelrahman.

Ele acrescentou que, além das cidades da Cisjordânia, Abbas viajará para a Faixa de Gaza, reduto dos radicais do Hamas, movimento que convocou um boicote às eleições de janeiro.

"O objetivo da viagem é explicar às pessoas o programa do candidato do Fatah e mobilizar o maior apoio popular possível em seu favor, para obter a maior quantidade de votos", acrescentou.

Segundo os coordenadores da campanha, Abbas, 69 anos, viajará na quarta-feira para Tulkarem e Qalqiliya e na quinta-feira para Jenin. As três cidades ficam no norte da Cisjordânia.

Abbas, considerado moderado, irritou os radicais palestinos e parte da opinião pública ao defender o fim da Intifada armada nos territórios ocupados para permitir o reinício das negociações de paz com Israel.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;