Setecidades Titulo Segurança Pública
Primeiro do Grande ABC, Batalhão da PM completa 59 anos

Além de solenidade, policiais saíram às ruas para abordar motociclistas e prevenir roubos

Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
15/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O 10º Batalhão da PM (Polícia Militar), no bairro Campestre, em Santo André, completou ontem 59 anos. Trata-se do batalhão mais antigo da PM no Grande ABC e, quando foi instituído, era responsável pelas sete cidades. Atualmente com 500 policiais, atua em bairros como Palmares, Campestre, Jardim, entre outros.

Para comemorar a data, além de solenidade, foi realizada durante todo o dia de ontem a Operação Cavalo de Aço, com foco na abordagem de motociclistas a fim de diminuir o roubo a transeuntes e veículos.

Até o mês passado, o efetivo tinha sido responsável por 397 flagrantes, 94 apreensões de menores infratores, 1.202 veículos recuperados, 57 apreensões de armas de fogo e 91 procurados pela Justiça recapturados. Além disso, toda a área do batalhão teve queda de 22,9% em roubo e furto de veículos, comparando janeiro a novembro deste ano com o mesmo período de 2014.

Segundo o comandante da área, tenente-coronel Paulo Cesar Freitas Rodrigues, os policiais são responsáveis por ocorrências diversas. “Cada dia é uma surpresa. Tratamos com pessoas de alto nível até usuários de drogas e presos, já que temos o CDP (Centro de Detenção Provisória) e a Fundação Casa na área, então, aqui é clínica geral, fazemos tudo.”

O comandante da PM no Grande ABC, coronel Marcelo Cortez Ramos de Paula, destacou a importância histórica do local. “Esse batalhão deu início ao policiamento no Grande ABC. É uma data de celebração da memória, para que encontremos nossos antecessores e, assim, possamos construir um futuro melhor.”

A solenidade também contou com a presença do comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Nelson Selegato, e do subcomandante da PM no Estado, coronel Francisco Alberto Aires Mesquita. “Santo André tem apresentado redução nos índices criminais. E isso foi conquistado com muito suor desses policiais, que são comprometidos com o trabalho”, disse Aires.

Durante o evento foram homenageados com a medalha instituída no cinquentenário do Batalhão policiais que tiveram destaque, cidadãos e integrantes da Polícia Civil, como o delegado titular do 4º DP (Jardim) José Rosa Incerpi. A vice-prefeita de Santo André, Oswana Fameli (PRP), fez parte da entrega das medalhas.

“Há uma integração muito grande entre a administração, as forças de Segurança e a sociedade civil. Sempre lembramos desses heróis que arriscam suas vidas por nós, inclusive com o trabalho preventivo do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas)”, disse a vice-prefeita.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;