Memória Titulo Memória
Um palco sagrado, o Moinho São Jorge

O Tênis Clube de Santo André nascia naquele início dos anos 1960, mas o ponto máximo e mais elegante das atividades sociais da cidade era o alto do Moinho São Jorge

Por Ademir Médici
23/11/2015 | 07:07
Compartilhar notícia


Um palco sagrado, o Moinho São Jorge

“Sinceramente, eu não esperava ganhar. Colocava minhas esperanças em Maria Cecília Lobo e na Brigitte. Sou grata à Cecília, pela orientação na passarela.”

Cf. Maria Bernardette Zamboni, eleita em 1961 a representante de Santo André no Miss Elegante Bangu (de uma entrevista ao News Seller, hoje Diário do Grande ABC).

O Tênis Clube de Santo André nascia naquele início dos anos 1960, mas o ponto máximo e mais elegante das atividades sociais da cidade era, sem dúvida, o alto do Moinho São Jorge, na Avenida dos Estados, batizado de Palácio de Mármore pela jovem jornalista Claudete.

Hoje, do seu álbum de recordações, a advogada Marília Galluzzi focaliza três momentos do Palácio, com destaque para uma atividade que ficou na História: o Desfile Oficial Bangu, que divulgava a produção da fábrica de tecidos Bangu, do Rio de Janeiro.

Em 1961, houve um desfile para a escolha das finalistas, no Clube de Xadrez. E a final em 11 de novembro, no Moinho, para a escolha da representante andreense no concurso Miss Elegante Bangu.

A escolhida foi Maria Bernardette Zamboni. Ficou em segundo lugar Yvone Filipin. Em terceiro, Maria Cecília Lobo.

No convite guardado por Marília Galluzzi, os nomes das demais participantes: Brigitte L. Wilke, Cecília Paes de Barros Dente, Claudete Piva Guidugli (ela mesma, a hoje Reinhart), Ermelinda Gomes de Melo, Eunice Savani, Inês Darcie, Marília Galluzzi, Monika Sigrid Behrnd, Neli Moranza, Sandra Galluzzi, Sonia Maria Montanhez, Vera Lúcia Dell'Aringa e Yara Zomignan de Oliveira.

Promoção: Associação dos Ex-Alunos do IE Dr. Américo Brasiliense.
Calçados: Casas Eduardo
Fotografias: Foto Iris
Maquilagem: MAX Factor
Penteados: Elza Cabeleireira
Prêmio-viagem: Imopassagens

Houve baile naquela finalíssima, com três orquestras: Luiz de Arruda Paes, Zezinho da TV e Coral e Cordas.

Na coordenação e orientação, o casal Carlos e Terezinha Galante.

Diário há 30 anos

Sábado, 23 de novembro de 1985 - ano 287, nº 5989
MANCHETE – Congresso aprova a convocação da Constituinte.
SANTO ANDRÉ – Prefeito Newton Brandão inaugura o Craisa (Centro Regional de Abastecimento).
Prefeitura iniciará a restauração do Paço.
SÃO CAETANO – Reajuste salarial do funcionalismo é de 80,11%.
POLÍCIA – Estourado comércio ilegal de aves.

Em 23 de novembro de
1820 – D. João VI funda a Academia das Artes do Rio de Janeiro.
1915 – A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘a ofensiva dos aliados nos Dardanelos’.
1970 – Fundação das Artes de São Caetano anuncia a criação da sua orquestra sinfônica, sob a direção do maestro Moacyr Del Picchia.
1990 – Morre o historiador paulista Caio Prado Júnior.

Hoje
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil

Santos do dia

São Clemente I. Foi o quarto papa. Governou a Igreja do ano 88 ao 97. Considerado o autor da célebre carta aos coríntios, animando-os a perseverarem na fé, na caridade ensinada por Cristo e participarem da união com a Igreja. Restabeleceu o uso da Crisma, seguindo a tradição de São Pedro, e instituiu o uso da expressão “Amém” nos ritos religiosos.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza
Columbano
Lucrécia




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;