Setecidades Titulo
Diadema tira ônibus do Centro
Andrea Catão Maziero
Do Diário do Grande ABC
04/02/2001 | 17:19
Compartilhar notícia


Com a volta às aulas, a Prefeitura de Diadema, a fim de evitar congestionamentos nos horários de pico, realiza uma série de mudanças no trânsito que passam a valer a partir desta segunda. A maior e principal delas ocorre no Centro, onde cinco linhas municipais de ônibus deixarão de rodar nos entornos das praças da Moça e Castelo Branco, além de alguns semáforos terem seu tempo de abertura alterados.

De acordo com informações da Divisão de Trânsito, cinco linhas municipais sairão do Terminal de Diadema e seguirão direito pela avenida Fábio Eduardo Ramos Esquivel.

Até então, os ônibus saiam do terminal, entravam pela Ramos Esquivel e posteriormente entravam nas avenidas São José e Isaurino Lopes da Silva. No entroncamento com a avenida Alda, passando pelas praças da Moça e Castelo Branco, os veículos trafegavam até atingir novamente a Ramos Esquivel.

A partir desta segunda, os ônibus não mais entrarão no Centro, seguindo direto pela avenida depois de terem partido do terminal com destino aos bairros. Essa mudança, segundo a Divisão de Trânsito, torna-se necessária, pois os ônibus, em um trajeto com cerca de 2 km, levam em média 20 minutos até atingir novamente a avenida Fábio Eduardo Ramos Esquivel.

As linhas que não mais circularão no Centro – 34 ônibus diariamente – são: linhas 21-D e 21-M Jardim Maravilha-Terminal de Diadema, da Viação Riacho Grande; 02-DP, 04-DP e 27-DP Terminal Diadema-Terminal Piraporinha, da Viação Alpina; e 01-DP Circular e 03-DP Perimetral, da ETCD (Empresa de Transporte Coletivo de Diadema). A Divisão de Trânsito prevê ainda a alteração do itinerário de duas linhas intermunicipais.

No entanto, a fim de que o trânsito na avenida Fábio Eduardo Ramos Esquivel não fique sobrecarregado nos horários de maior movimento, o tempo de abertura dos sete semáforos ao longo da via também serão alterados. Eles trabalharão todos sincronizados, e o tempo em que ficam no vermelho será menor.

Os agentes de trânsito também vão intensificar a fiscalização nos próximos 30 dias próximo às escolas do município com o objetivo de evitar a ocorrência de filas duplas. De acordo com a Divisão de Trânsito, foram montadas equipes que vão percorrer todas as escolas nos horários de entrada e saída de alunos.

Não só Diadema, como nas demais cidades da região, com exceção de Rio Grande da Serra, informaram que também deverão intensificar a fiscalização próximo às escolas a partir desta segunda. A medida não deve apenas inibir a formação de fila dupla, mas auxiliar ainda a travessia de pedestres próximo aos portões dos estabelecimentos de ensino.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;