Política Titulo
Novo comandante da Aeronáutica joga tênis com antecessor
Por Do Diário do Grande ABC
19/12/1999 | 16:10
Compartilhar notícia


Um dia depois de ser convidado para ser o novo comandante da Aeronáutica, o brigadeiro Carlos Almeida Baptista formou com o antecessor, o também brigadeiro Walter Bräuer, uma dupla vitoriosa num animado jogo de tênis, promovido na manha deste domingo no Clube da Aeronáutica. Mesmo que a disputa no tênis seja prática comum entre os oficiais nos fins de semana, Baptista admitiu que a deste domingo era um mostra de que a rotina continua e a força se mantém unida.

"Bräuer é um homem de grande gabarito", disse Baptista elogiando o amigo e ex-aluno do curso de pilotos de caça. O brigadeiro admitiu que, no primeiro encontro com o alto comando da Aeronáutica, neste sábado, os oficiais demonstraram a tristeza pela perda de Bräuer, demitido depois de fazer declaraçoes sobre a decisao da Comissao Parlamentar de Inquérito (CPI) do Narcotráfico na Câmara de quebrar os sigilos da assessora do chefe dele, o ministro da Defesa, Élcio Alvares, Solange Antunes. "Mas todo o Alto Comando está pronto para cooperar para que meu comando tenha sucesso", ressaltou Baptista, negando que a crise possa trazer conseqüências na unidade da força.

"Somos irmaos, aprendemos desde muito cedo noçoes especiais de ética, compromisso com a verdade, com a moral, compromisso com a naçao e com a Força, e esses compromissos nao sao quebrados facilmente", afirmou o brigadeiro. Neste sábado, Baptista havia informado que nenhum dos integrantes do alto comando estaria pensado em sair, como chegou a ser ventilado.

"Baptista é um excelente companheiro e acredito que fará uma boa gestao", elogiou, de volta, Bräuer. Ele nao quis fazer comentários sobre a demissao. "Eu estou muito bem", disse. "Tudo tem seu tempo, e chegou o meu tempo, mas acho que já dei minha contribuiçao", afirmou o ex-comandante da Aeronáutica, dizendo-se certo de que as idéias se manterao. "As coisas que estao no coraçao dos aviadores sao comuns a todos", sustentou. Bräuer disse que ainda estava pensando se aceitaria ou nao um eventual convite para um outro cargo. A curto prazo, o Alto Comando deverá preencher o cargo de embaixador militar em Genebra, na Suíça.

O novo comandante da Aeronáutica informou que, terça-feira, terá a primeira reuniao formal com o alto comando, logo depois de tomar posse no novo cargo. "Preciso inteirar-me das coisas e acho que serao necessários dois dias de reuniao", explicou. Mas Baptista manifestou algumas opinioes, mesmo que de forma cautelosa. Ele mostrou favorável, por exemplo à aquisiçao de um novo aviao para viagens do presidente Fernando Henrique Cardoso. A necessidade de troca ou nao do aparelho foi um dos pontos de atrito entre Alvares e Bräuer.

Baptista também estudará assuntos relativos à aviaçao civil, como a venda das açoes da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), de Sao José dos Campos, no Vale do Paraíba (SP), o processo de privatizaçao de aeroportos e a criaçao da Agência Nacional de Aviaçao Civil. "Com relaçao à aviaçao civil, vou ter de conversar muito com o Alto Comando", avisou. "Minha missao principal é a qualificaçao operacional da Força Aérea", disse Baptista. Neste domingo, ele negou que a Aeronáutica venha a ter dificuldades no relacionamento com Alvares por causa da demissao de Bräuer e disse que o ministro "tem prestígio político" para conseguir recursos a fim de recuperar o atraso tecnológico na força.

Baptista, 67 anos , e Bräuer, 62, disputaram a partida de tênis com o tenente-brigadeiro Henrique Marini, do Alto Comando, e com o major-brigadeiro Sérgio Martins. "Todo sábado e domingo nós jogamos; nao tinha razao para alterar a rotina", alegou Baptista. Foi uma dura disputa. Bräuer e Baptista ganharam o primeiro set por 6 a 3, mas perderam o segundo. Recuperaram a força no terceiro set, superando a dupla adversária por 7 a 5. "Eles nunca endureceram tanto; isso é porque vocês estao aí", brincou Baptista, falando aos jornalistas que foram cobrir a partida. "Nós respeitamos os superiores", retrucou Marini.

"Vamos perder um bom ministro no Superior Tribunal Militar (STM)", comentava o ministro civil do STM Carlos Alberto Soares, também adepto do tênis e integrante do grupo que "só nao joga quando chove". Soares deu o tom descontraído da partida, a todo momento fazendo comentários. Foi ele também que emprestou a raquete para Baptista, que havia deixado a sua no Rio, onde passaria o recesso, nao fosse o convite para o novo cargo.

Pela nova lei que criou o Ministério da Defesa, Baptista tem de ser transferido para reserva com o objetivo de assumir o Comando da Aeronáutica. Deixará a presidência do STM, que deverá promover uma nova eleiçao para o tribunal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;