Setecidades Titulo Segurança pública
Grande ABC centraliza formação da Guarda Civil
Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
18/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A partir do ano que vem, as GCMs (Guardas Civis Municipais) do Grande ABC terão treinamento unificado. O efetivo das seis cidades (Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires) irá realizar a formação em São Bernardo.

O investimento no espaço será de R$ 1,5 milhão, recurso do Consórcio Intermunicipal. Esse valor será utilizado para compra de equipamentos, pagamento de instrutores, transporte dos guardas-civis e reforma na estrutura.

O prédio em que os guardas receberão o treinamento está localizado na Rua Heitor Vila Lobos, no bairro Santo Antônio, e atualmente é onde a GCM de São Bernardo realiza formação. Ele pertence à Prefeitura da cidade.

Conforme explicou o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), algumas adaptações foram feitas para receber todo o efetivo. “Buscamos recurso do Ministério da Justiça para mobiliar o espaço. A gestão será integrada com os secretários de Segurança da região para dar conta de unificação de toda a formação das GCMs. Tudo será feito lá, inclusive o treinamento no estande de tiro, sendo que o custeio da formação será incluso no orçamento do Consórcio.”

Conforme destacou o secretário executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, a mudança tem prazo de um ano para ser executada, a partir de 2015. “Agora só é necessário um contrato para oficializar e formalizar o caráter regional. A partir disso, também vamos ter um regimento interno. O prazo para a mudança da gestão da estrutura é de um ano, então, a alteração pode ser feita durante todo o ano que vem”, disse.

Segundo Bresciani, a ideia da unificação surgiu no ano passado e o plano é que haja treinamento de outros servidores no local. “Também queremos fazer a atualização dos funcionários da Defesa Civil e outros profissionais relacionados à Segurança urbana, mas, prioritariamente, o espaço é da GCM. Esse projeto faz parte do PPA (Plano Plurianual) Regional, que vem desde o começo de 2013”, afirmou.

O secretário de Segurança de Santo André, o coronel José Luís Navarro, também destacou que “a atualização do treinamento dos guardas da ativa será feita no mesmo local.”

Durante a reunião entre os prefeitos do Grande ABC, realizada ontem no Consórcio Intermunicipal, também foram discutidos os conflitos nas áreas de divisas. Atualmente são 47 pontos mapeados no Grande ABC, conforme Marinho. “Não são áreas necessariamente de conflitos, mas onde houve uma mudança, como, por exemplo, na Lauro Gomes, quando o rio foi canalizado, pegou um pedaço de Santo André e outro de São Bernardo. Queremos fazer um ajuste nesses locais para determinar responsabilidades de cada Prefeitura, porém, já há um consenso na maioria deles.”

Região tem 189 moradias irregulares em cinco cidades

O Plano de Auxílio Mútuo Regional entre as defesas civis dos sete municípios também foi pauta da reunião entre os prefeitos ontem. Apesar de funcionar desde 2010, o projeto foi regulamentado ontem, com intuito da diminuição das moradias irregulares.

Atualmente a região tem 189 habitações nessa situação, sendo Santo André a cidade com o maior número, 73. Logo atrás vem Mauá, com 66, Rio Grande da Serra, com 19, Diadema, com 18, e Ribeirão Pires, com 13. São Caetano não tem casas irregulares.

No início do ano, o número total das moradias com problemas era de 630 em todo o Grande ABC. Santo André tinha 322 habitações, Mauá, 145, Diadema, 37, Ribeirão, 33 e Rio Grande, 30. São Bernardo foi a única cidade que conseguiu remover as 63 residências que haviam sido estabelecidas em meta.

Segundo o presidente do consórcio, Luiz Marinho, a principal dificuldade encontrada pelos agentes é a resistência das famílias em sair das áreas de risco. “Os moradores não querem deixar as casas, preferem ficar naquele local em definitivo, o que é muito difícil. O que acontece também é que choveu pouco, então o pessoal dá uma relaxada. Os especialistas dizem que esse próximo verão pode ser de poucas chuvas, porém, mais intensas, por isso precisamos retirar essas pessoas”, disse. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;