Política Titulo Por campanhas
Consórcio regional adia reuniões de GTs

Integrantes dos grupos temáticos priorizam atos de campanha em detrimento de política pública

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
21/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Reuniões dos GTs (Grupos de Trabalho) do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC foram adiadas porque parte dos integrantes assumiu compromissos com a campanha eleitoral à Presidência da República. A entidade, que é administrada pelo prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), um dos coordenadores do projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) em São Paulo, contesta a informação.

Funcionários públicos envolvidos na construção de políticas públicas regionais confidenciaram ao Diário que a situação se agravou quando o segundo turno da disputa teve início e os atos políticos se intensificaram. Esses servidores reclamam da improdutividade das pautas do Consórcio no período. Segundo eles, a argumentação dos líderes dos GTs para adiar os encontros propositivos é sempre a de que surgiu imprevisto, com alegação da necessidade de dedicação a um projeto partidário no momento.

São sete eixos temáticos e 17 GTs na estrutura do Consórcio, composto pelos sete prefeitos da região. A premissa dos grupos é discutir, produzir e alinhar as políticas públicas nas cidades. Por isso, são formados por funcionários (concursados ou comissionados) de todos os municípios.

Geralmente, os coordenadores dos GTs são secretários da área e têm ligação política com o prefeito. Há três exemplos de nomes próximos de Marinho na administração de São Bernardo: Segurança Pública é gerenciado pelo titular da Pasta homônima, Benedito Mariano; Automotivo está sob a tutela de Jefferson da Conceição, que chefia o setor de Desenvolvimento Econômico; e Mobilidade Urbana, liderado pela arquiteta Andréa Brisida.

Até domingo, Dilma aparecia nas pesquisas de intenções de voto empatada tecnicamente, mas numericamente atrás do presidenciável tucano, o senador Aécio Neves. Para tentar reverter a situação, o PT no Grande ABC tem incentivado funcionários comissionados a pedirem licença, ou, até, anteciparem férias para se dedicaram à campanha petista.

O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), por exemplo, se licenciou do cargo e diz que os servidores que não estiverem com a petista estão “convidados a se retirar do governo”.

Na Prefeitura de São Bernardo é onde a orientação é aplicada com mais afinco. A primeira-dama são-bernardense e secretária de Orçamento e Planejamento Participativo, Nilza de Oliveira (PT), disparou e-mail ao primeiro escalão orientando comissionados a pedir votos a Dilma. O próprio Marinho foi flagrado diversas vezes fazendo campanha em horário de expediente.

CONTRAPONTO
Por meio de nota, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC afirmou que os GTs estão cumprindo calendário de reuniões ordinárias e extraordinárias, visitas técnicas e vistoria de campo estabelecidas para cada um dos grupos.

A entidade destacou que, entre setembro e outubro, ao menos 15 reuniões de setores diferentes foram realizadas. Um integrante de GT, que preferiu não se identificar, explicou que a pauta em questão é o acompanhamento dos PPAs (Planos Plurianuais) para que as peças produzidas pelos municípios sejam executadas em sintonia com a organizada pelo Consórcio. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;