Política Titulo Pesquisa
Dilma aparece pela 1ª vez numericamente na frente de Aécio
Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
21/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/Orlando Filho


Pela primeira vez no segundo turno, a presidente da República e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), aparece numericamente à frente do senador Aécio Neves (PSDB) na pesquisa Datafolha. A sondagem divulgada na noite de ontem mostra que a petista tem 52% dos votos válidos (sem contar os brancos e nulos), ante 48% do tucano.

O quadro, no entanto, apresenta empate técnico, já que em votos totais, Dilma tem 46% e Aécio 43%. A margem de erro é dois pontos percentuais. Em comparação com o último levantamento do instituto, divulgado na quarta-feira, a atual chefe da Nação subiu três pontos. O senador mineiro caiu dois.

Brancos e nulos também oscilaram negativamente – antes somavam 6% e agora são 5%. O quadro de indecisos se manteve estável: 6%.

Os outros dois levantamentos feitos pelo Datafolha neste segundo turno também registravam empate técnico. A diferença, porém, é que Aécio figurava numericamente à frente em ambos os estudos.

A avaliação do governo Dilma também subiu, o que pode explicar os motivos de a petista ter voltado a ganhar fôlego na reta final da campanha. A sondagem mostra que 42% veem o governo da petista como bom ou ótimo. O quadro é o mais positivo desde junho de 2013, quando ocorreram as manifestações em todo o País. Naquela época, Dilma viu sua aprovação despencar de 57% para 30%.

Os que classificam a administração como ruim ou péssima são 20%. Outros 37% julgam como regular seu desempenho no comando do Palácio do Planalto.

O Datafolha ouviu 4.389 eleitores. Todas as sondagens foram feitas ontem, portanto, após o debate da Rede Record (exibido no domingo). A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR 01140/2014.

REJEIÇÃO
Também de forma inédita desde o início do segundo turno, Aécio aparece com maior índice de rejeição do que Dilma: 40%, ante 39% da petista. Se confrontado com a primeira sondagem após o término do primeiro turno, divulgada no dia 10, o número de eleitores que disseram que não votariam no senador tucano de jeito nenhum cresceu seis pontos. Já Dilma viu a contestação à sua imagem cair quatro pontos desde o último estudo.

Os que dizem votar com certeza na petista somam agora 45% (antes eram 42%). Em Aécio são 41% (antes eram 42%). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;