Setecidades Titulo Atenção
Santo André faz
mutirão de Saúde

Termo assinado ontem por Prefeitura e FUABC
possibilita 14.295 exames, consultas e cirurgias

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
02/10/2014 | 07:01
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Para reduzir a fila de espera por exames, consultas e procedimentos, a Prefeitura de Santo André assinou, na tarde de ontem, termo de compromisso para realizar 14.295 atendimentos até o dia 31 de dezembro. A ação ocorre em parceria com a FUABC (Fundação do ABC), mantenedora da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC). Para a execução dos serviços, a cidade recebeu R$ 1,2 milhão do Ministério da Saúde, por meio de repasses do Fundo Municipal de Saúde.

No pacote de serviços estão 9.100 exames e 2.655 consultas de cardiologia; 1.440 exames de endoscopia; 400 biópsias de próstata, além de 700 cirurgias de catarata, todos a serem feitos no Ambulatório de Especialidades da FMABC.

“Temos ciência que um dos grandes gargalos do sistema público de Saúde é a Medicina especializada. O SUS (Sistema Único de Saúde) tem dificuldade para ofertar esses exames”, disse o secretário de Saúde Homero Nepomuceno Duarte.

A Central de Regulação recebe hoje, em média, cerca de 33 mil guias mensais para agendamento de especialidades diversas. Do montante, o município consegue atender em torno de 21,5 mil por mês. “Esse termo de compromisso vem em boa hora e vamos trabalhar para que seja permanente”, disse o prefeito Carlos Grana (PT).

Desde o dia 15 de setembro, técnicos da Secretaria de Saúde começaram a atualização dos dados dos usuários que aguardam pelos procedimentos. Em alguns casos, os pacientes não foram localizados.

Na parte cardiológica, além das consultas (que possui demanda reprimida de 3.233 pacientes), serão oferecidos ecocardiograma transtorácico, holter, mapa e teste ergométrico, esse com 5.803 pessoas à espera. Também integram a lista endoscopia digestiva, com demanda reprimida de 9.691 pacientes para oferta de 1.440 vagas por meio do termo, e biópsia de próstata, cujo atendimento acabará com a fila de espera – são 400 procedimentos contratados para uma demanda de 204 homens.

O diretor da FMABC, Adilson Casemiro, destacou a importância da parceria. “Uma instituição de Ensino Superior só tem papel universitário quando suas ações são voltadas à comunidade.”

A FMABC está na expectativa de, no vestibular de 2016, ampliar as vagas de graduação na área para mais 60; atualmente, há 120. Em agosto, técnicos do MEC (Ministério da Educação) realizaram vistoria na instituição. “O aumento é necessário para a região. Não temos previsão de receber resposta do MEC, mas fomos bem avaliados e acreditamos que dará tudo certo”, disse o presidente da FUABC, Marco Antonio Santos Silva.

REFORMA

A partir de segunda-feira, o PA (Pronto Atendimento) Central ficará fechado por seis meses, para ser transformado em UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Durante esse período, o atendimento será transferido para as UPAs Centro e Sacadura Cabral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;