Cultura & Lazer Titulo 'Dido & Eneas'
Aventura no mundo da ópera
Por Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
30/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Aos 42 anos, a Fundação das Artes de São Caetano mostra o resultado da primeira experiência na produção de ópera. Com direção artística de Maria Cecília de Oliveira, a montagem "Dido & Eneas" tem exibição amanhã e domingo, no Teatro Paulo Machado de Carvalho.

O espetáculo reproduz, fielmente, a ópera do compositor britânico Henry Purcell (1659-1695), que foi escrita em 1689 a partir do libreto homônimo do poeta Nahum Tate (1652 -1715).

Interpretado em inglês, conta história de amor que tem final trágico, em cenário com poucos elementos cênicos (escadas, tecidos e um banco). É o envolvimento entre Dido, rainha de Cartago, e Eneas, príncipe troiano (filho de Vênus, deusa do amor).

Antes da abertura das cortinas, uma gravação em português é colocada para que o público conheça a narrativa. "Mesmo sendo em outro idioma, a ópera conta com elementos que contribuem para a compreensão", garante Maria Cecília.

Com duração de uma hora, considerada curta para óperas, a montagem visa desmitificar a ideia de que o gênero é voltado somente para a elite. "A dança e a música são extremamente comunicativas. Isso cativa o público", explica a idealizadora.

A escolha da obra também é justificada de imediato por Maria Cecília. "2009, data em que iniciamos o processo, marcou os 350 anos do nascimento do compositor Henry Purcell", afirma.

A ópera Dido & Eneas envolve artistas em formação e profissionais das escolas de dança, música e teatro da instituição. A proposta foi oferecer oportunidades para quem está no começo. "É uma iniciativa amadora de qualidade que pode ser modelo no Grande ABC. Orquestras e escolas de músicas da região também devem tentar", sugere.

Com estreia no fim de semana, o espetáculo foi muito aplaudido. "Para a minha surpresa, o público recebeu bem", conta Maria Cecília. E completa: "Disse ‘surpresa' porque a região não tem plateia para ópera devido à raridade de eventos".

Dido & Eneas - Ópera. Amanhã e domingo, às 20h. No Teatro Paulo Machado de Carvalho - Alameda Conde de Porto Alegre, 840, São Caetano. Tel.: 4220-3924. Entrada gratuita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;