Economia Titulo Comércio Exterior
Santo André de olho em Cabo Verde
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
26/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A partir da existência de uma comunidade de cabo-verdianos no bairro de Utinga, em Santo André, a Prefeitura do município decidiu estreitar as relações entre os empresários daqui e os de Cabo Verde.

O primeiro passo foi realizar, na manhã de ontem, palestra do cônsul geral honorário de Cabo Verde, Aguinaldo Rocha, que reuniu 110 empreendedores.

A ideia é ampliar as exportações da cidade para o país, que importa 95% de tudo o que consome, segundo o diretor de relações internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Álvaro Ferreira. Cabo Verde tem como forte as culturas de agricultura e pesca.

Outro ponto que atraiu os olhares de Santo André para o arquipélago foi o fato de uma das dez ilhas que compõem Cabo Verde - São Nicolau - ser considerada cidade irmã de Santo André. "Temos o objetivo de fazer com que essa irmandade não se resuma a um papel. Queremos desenvolver parcerias econômicas e projetos sociais e culturais", explica Ferreira.

Durante o evento foi colocado aos empresários o terreno a ser explorado em Cabo Verde, para onde podem ser vendidos produtos químicos, metalúrgicos e serviços, entre outros.

Hoje, Santo André é a 15ª maior exportadora do Estado de São Paulo e a 57ª do País. Em 2009, o município vendeu a Cabo Verde US$ 30 milhões. "Isso significa um campo a ser explorado, principalmente para Santo André e região."

Questionado sobre a confiabilidade da economia do país africano, Ferreira afirma que lá se governa de acordo com as normas da Comunidade Européia. "A moeda local chama-se escudo e ela tem garantias que seguem os padrões econômicos europeus."

Voando de São Paulo, leva-se apenas três horas e meia para chegar a Cabo Verde e, devido à proximidade com a Europa, as relações podem servir de porta de entrada tanto para o continente europeu como para o africano. "Temos pouca penetração na Europa e na África. A maior parte das exportações de Santo André seguem para os Estados Unidos e para a Argentina", conta ele.

A Prefeitura funcionará de interface entre o comércio Exterior dos dois países, oferecendo suporte aos interessados de todo o Grande ABC, exceto àqueles que tiveram problemas fiscais, adverte Ferreira.

Quem quiser mais informações pode ligar no consulado (3871-0017) ou na Prefeitura (4468-4420). Nenhuma empresa de Santo André ainda exporta para Cabo Verde.

Até o fim do ano, o município pretende realizar eventos com integrantes da Áustria, China, Itália e Arábia Saudita. Já foram feitos com França e Canadá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;