Economia Titulo Regulação
Vice do BC dos EUA vê risco de novas crises financeiras
30/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O vice-presidente e diretor de pesquisa do Federal Reserve (o Banco Central dos EUA) de Atlanta, David Altig, alertou ontem para a necessidade de maior regulação no sistema financeiro, especialmente nos Estados Unidos.

"O combustível para novas crises financeiras não acabou. É preciso ter em mente que coisas ruins vão acontecer e estarmos preparados para gerenciar falências e perdas", afirmou, durante palestra no 4º Congresso Internacional de Mercados Financeiro e de Capitais da BM&FBovespa.

Para Altig, como não é possível evitar novas crises, é preciso encontrar meios para mitigá-las. Ele citou estudo de James Thomson, vice-presidente de análises do Fed de Cleveland. Segundo o estudo, novos critérios de regulação e supervisão das instituições financeiras devem levar em conta tamanho e se a instituição é muito grande para falir.

A regulação deve considerar ainda quatro C's: contágio, concentração, correlação e contexto, que possibilitam um panorama mais claro para se saber quais os riscos que a falência de uma instituição traz para o sistema financeiro.

Altig reconhece que esse processo pode levar algum tempo, mas acredita que será levado adiante mesmo quando a economia norte-americana já estiver crescendo. Segundo ele, não deve haver pressa em adotar novas regras e em definir quem fará essa fiscalização, reconhecendo haver riscos de se concentrar muitos poderes nas mãos do Federal Reserve e tirar o foco de sua principal atribuição, que é o de conduzir a política monetária.

Ele comentou também que os EUA precisam pensar em uma regulação mais severa do sistema financeiro, como meio de reduzir o déficit fiscal do país, que deve atingir US$ 9 trilhões em dez anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;