Setecidades Titulo
Convocação de reitor, só depois do feriado
Bruno Ribeiro
André Vieira
Especial para o Diário
30/04/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Os membros da Prefeitura no Conselho Diretor da Fundação Santo André decidiram votar pela cassação do reitor da entidade, Odair Bermelho, suspeito de fraudar notas fiscais para desviar dinheiro do centro universitário. Mas isso só se o próprio reitor convocar uma reunião do conselho para votar sua cassação.

Caso contrário, a Prefeitura deve aguardar “por um ou dois dias” antes de pensar em convocar tal reunião, segundo o chefe de gabinete, Gilmar Silvério, um dos quatro membros da Prefeitura no Conselho Diretor da Fundação. Como esta semana é mais curta – por conta do feriado do Dia do Trabalho –, essa eventual convocação, se ocorrer, deve ficar para a semana que vem.

“Queremos que o reitor convoque uma reunião primeiro. Ele deve uma explicação, não só para os conselheiros, mas para toda a sociedade”, declarou Silvério, que falou ontem ao Diário representando os quatro acentos que a administração detém na Fundação. Apesar da relutância em convocar a reunião, Silvério classificou como “urgente” a necessidade do reitor se pronunciar sobre as acusações contra ele.

Os demais conselheiros ouvidos pela reportagem – ao todo são 15 –, esquivaram-se da decisão tanto em assinar uma convocação para a reunião do órgão deliberativo quanto em votar a saída do reitor.

A exceção foi o representante da Câmara Municipal, Orivaldo Lopes, a recém-eleita representante dos professores da Fundação no conselho, Sônia Kruppa, e o representante do Fórum da Cidadania do ABC, José Alberto Lima da Paixão. Os três seriam favoráveis à cassação do reitor.

O presidente do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do ABC, Celso Soares Nogueira, informou que só cassaria o reitor caso ele já estivesse condenado pela Justiça. Caso contrário, se absteria da votação.

A representante do Conselho Municipal de Educação, Ocléia Cataruzzi, o indicado pelos funcionários da Fundação no conselho, Dejacir Laurencetti, o presidente do Insefusa (Instituto de Políticas de Segurança Pública da Fundação), Nelson Stephana, e o próprio Odair Bermelho não foram encontrados para informar o posicionamento de cada um sobre o assunto.

CÂMARA

A Comissão de Assuntos Relevantes da Câmara Municipal, instaurada para investigar a Fundação Santo André. deve convidar hoje o reitor Odair Bermelho a prestar esclarecimentos sobre as denúncias que pesam contra ele. O convite não é uma convocação e pode ser recusado pelo reitor. Caso isso ocorra, o presidente da comissão, vereador Donizeti Pereira (PV) defende que a Câmara instale uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar as denúncias do reitor. Não há data para que ele responda ao convite.

OCUPAÇÃOApós uma limitar de reintegração de posse determinada ontem pela Justiça, os alunos desocuparam à noite a reitoria, invadida na sexta.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;